[metaslider id=1050]
Em alusão ao Dia Nacional do Livro Infantil, 18, e ao Dia Mundial do Livro, 23, a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semec), promove durante esta semana uma programação cultural para marcar as datas. O objetivo é estimular a leitura em alunos, professores e servidores vinculados à instituição.
Nesta terça-feira, 23, no hall principal da Semec, a programação foi marcada por exposição de livros e cartazes de incentivo à leitura, além de divulgação de obras regionais com a presença de alguns escritores da própria instituição, como Bella Pinto, que divulgou o seu livro “A menina e a fofolete azul”. “Além de comemorar o Dia Mundial do Livro e incentivar a leitura para quem passa aqui, esse projeto vem informar aos servidores e professores da rede municipal que a biblioteca da instituição também está disponível para o uso pessoal”, explicou Fernanda Alves, bibliotecária da Semec.
De acordo com a secretária municipal de educação, Socorro Aquino, a Semec desenvolve diversos projetos voltados para o incentivo à leitura. “Três desses projetos são o ‘Baú das Histórias’, desenvolvido em escolas que ainda não possuem biblioteca, o projeto ‘Parada da Leitura’, que incentiva o acesso à leitura, realizado em uma banca de revista, em frente ao terminal Rodoviário, na Praça do Operário e o ‘Projeto de Leitura’, onde um professor estimula a melhoria da leitura dos alunos no horário pedagógico nas escolas”, contou a secretária.
Programação – No dia 25, na Escola Alzira Pernambuco, será realizado um concurso de poesias, em comemoração ao Dia da Poesia. O tema: A educação como instrumento para efetivação dos direitos da criança e do adolescente.
Outra programação será realizada no dia 26, sexta-feira, na Unidade de Educação Infantil da Providência, com apresentação das turmas dos jardins com a releitura dos 10 Mandamentos. Haverá também conversa com o escritor Antônio Juraci Siqueira e o lançamento do Lobatinho, o Trem da Estação criança, além de outros projetos de incentivo a leitura.
Bibliotecas – Cerca de 80 escolas da Rede Municipal de Educação possuem bibliotecas e todas as Unidades Educacionais Infantis e Unidades Pedagógicas possuem o Projeto itinerante “Baú das Histórias”. O Sistema Municipal de Bibliotecas Escolares (Sismube), vinculado a Semec, tem como política pública o acesso ao livro, à leitura e literatura, atuando na implantação e aparelhamento de bibliotecas escolares, formação continuada e ações de promoção da leitura.
“Essa iniciativa democratiza e promove o acesso à leitura qualificada e prazerosa através de diversas atividades educacionais e culturais”, disse Georgette Albuquerque, coordenadora do Sismube. E para garantir um rico acervo bibliográfico nas escolas municipais, o Sismube possui uma parceria com o Programa Nacional de Bibliotecas na Escola (PNBE), do Governo federal que incentiva a leitura em todo território nacional.
Agência Belém – Você ficou com alguma dúvida ou tem sugestões para enviar à Agência Belém? Entre em contato conosco pelo nosso canal de divulgação das principais ações do município pelo número (91) 98027-0629. Aguardamos sua mensagem.
Texto: