Carlos Henrique Hidelbrando, 28 anos, professor de filosofia na Escola Municipal Alda Eutropio de Sousa, localizada no distrito de Icoaraci, percebeu que a pandemia da covid-19 agilizou de vez o uso das tecnologias na educação. Por isso, ele fez questão de participar do Curso de Formação de Professores em Tecnologias na Educação, ofertado pela Secretaria Municipal de Educação (Semec).
Para o educador, “é daqui para frente, não tem como voltar no tempo. E com o futuro incerto por causa da pandemia, aprender a usar as tecnologias em favor da educação é estar atualizado”.
Programação – O Curso de Formação de Professores em Tecnologias na Educação é realizado pelo Núcleo de Informática Educativa (Nied) e conta com 11 módulos. Cada um tem duração de quatro meses e é ofertado em em três turnos: manhã, tarde e noite, sempre às terças e quintas-feiras. Este ano, o primeiro módulo teve início no último dia 15 de março e vai até 30 de junho.
O curso oferece módulos avançados, como os de Robótica, Designer, Planejamento, Atividade Off-line e Jogos Educativos. Tudo voltado para o olhar pedagógico, com foco no aprendizado por meio do computador. A capacitação que o professor recebe pode ser aplicada da educação infantil à fundamental.
Realidade – A professora de artes Keila Queiroz , que atua nas Escolas Municipais Olga Benário e Parque Bolonha, ambas no bairro de Águas Lindas, disse que não consegue mais conceber educação sem as ferramentas tecnológicas como principais aliadas. Para a professora, “a arte digital é uma realidade que precisa ser integrada à escola”.
O facilitador Yuri Neri Soares explicou que, ao fim do curso, os participantes podem atuar em Salas de Informática Educativa (SIEs). A rede municipal de educação de Belém dispõe de 80 SIEs com 15 computadores, em média, cada.
Pensar no agora – Para Yuri Neri, “formar professores habilitados para atuar nas Salas de Informática Educativa é pensar no agora, porque, com o formato híbrido, houve a necessidade de os professores utilizarem ferramentas como Goggle Meet e Microsof Teams, para chegar até os alunos com aulas on-line, sem dominar todos os recursos que as ferramentas oferecem. Mas, agora, com a capacitação, isso vai mudar”.
Com essa capacitação, a Semec dá mais um passo rumo a uma Belém alfabetizada, educadora, inclusiva e leitora.
Texto: Eduardo Marques