Prefeitura realiza 1° Encontro de Monitoramento e Avaliação da Atividade Guarda Amigo da Escola

• Atualizado há 4 meses ago

Avaliar as ações realizadas no primeiro semestre e estabelecer novas metas para o segundo semestre: com este objetivo, aconteceu o 1° Encontro de Avaliação e Monitoramento da Atividade Guarda Amigo da Escola, realizado pela Prefeitura por meio da Guarda Municipal de Belém, nesta terça-feira, 25, no mini auditório do Palácio Antônio Lemos.

A abertura teve a apresentação de um vídeo com o registro de todas as ações socioeducativas que foram realizadas nas escolas municipais dos Distritos administrativos D’água, Dabel e Dasac. Em seguida, houve a execução do Hino Nacional pelo saxofonista da Banda de Música da GMB, inspetor Eduardo Lima. 

O inspetor-geral, Joel Monteiro, presidiu o evento e parabenizou o trabalho positivo realizado durante o semestre; agradeceu a parceria da Secretaria Municipal de Educação(SEMEC) e ressaltou que o monitoramento e a avaliação fazem parte do processo com três objetivos centrais: para mostrar o que já foi executado, analisar os resultados alcançados e traçar novas metas. “Este encontro é importantíssimo, um momento de avaliarmos tudo o que foi executado e conquistado em prol da segurança e cidadania na comunidade escolar, pontuar os avanços e refletir sobre os desafios existentes”, disse o inspetor-geral.

Joel Monteiro detalhou ainda: “As Escolas Municipais são prioridade nas rondas e muito em breve vamos ter um grupamento especial para a Ronda Escolar. Após um grande esforço do nosso Prefeito, foi assinado um convênio (SENASP/MJSP n.º 952351/2023) entre a Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça e a Prefeitura de Belém, que resultou no empenho da liberação de recursos financeiros pelo Governo Federal”, anunciou o intespetor-geral. São três os objetivos principais do projeto: ampliar as condições operacionais aos agentes da Guarda Municipal na realização da Ronda Escolar, que age patrulhando e visitando regularmente todas as unidades da rede pública do município; planejar e executar a segurança de eventos promovidos pelas escolas; e, ainda, desempenhar ações sociais preventivas com o Guarda Amigo da Escola, em que os alunos das mais variadas faixas etárias recebem dos guardas municipais palestras e informações de maneira lúdica, fomentando a imagem do GM como um agente protetor e amigo.

Ainda durante o encontro foi realizada uma palestra motivacional, com o tema Competências Essenciais no Ambiente de Trabalho, proferida pelo professor, bacharel em administração e especialistas em treinamento de alta performance, Joel Góes.

Relatório

Na sequência foi apresentado, pela responsável técnica da Atividade Guarda Amigo da Escola, inspetora Joana Melo, o relatório de avaliação e monitoramento das escolas atendidas, seguido de uma dinâmica em grupo, denominada de tempestade de ideias, para traçar novas metas.

Mais de 40 servidores da GMB que participam da Atividade Guarda Amigo da Escola estiveram no evento. “Essa avaliação, com a participação de todos os envolvidos, foi importante para enxergar o trabalho realizado nos três distritos iniciais, avaliar os quantitativos, as metas enquanto o cumprimento de plano de trabalho, mas, além disso, observar o que a equipe fez”, fisou Joana Melo. “O segundo ponto é o resultado, a resposta que a gente traz para a sociedade enquanto organização pública municipal na área da segurança. A finalidade do convênio é o enfrentamento na escola e no seu entorno”, concluiu a inspetora.

“Um momento significativo o de hoje. Saber do resultado alcançado e em que ponto devemos melhorar é importante”, afirmou a subcoordenadora do Grupamento de Ações Táticas com Cães, inspetora Simone Modesto. “Foi de forma leve e necessário para avançarmos na missão da Atividade Guarda Amigo da Escola. Estamos saindo daqui com novos planos para oferecer à comunidade”.

Avaliação

Nove escolas da rede municipal de ensino dos distritos administrativos D’água, Dabel e Dasac receberam a programação da Atividade Guarda Amigo da Escola. 2868 alunos foram alcançados com a programação: todas as escolas receberam a apresentação da Banda de Música e do Grupamento de Ações Táticas com Cães. Já as palestras sobre Bullying, Cyberbullying e Proteção ao Patrimônio Público lideraram os pedidos.

Metas

9 escolas vão receber a programação no segundo semestre. A atividade retorna no dia 7 de agosto, na Escola Bosque, no distrito de Outeiro.

Além da equipe técnica, estiveram presentes ao evento o representante da Semec, professore Dr. Benedito Fialho; os Inspetores coordenadores das bases dos distritos avaliados; além do chefe de gabinete e Inspetor Chefe da Divisão de Operações.

Atividade Guarda Amigo da Escola

A atividade Guarda Amigo da escola surgiu em 2015 e foi instituída por meio da portaria 264/ 2023. A iniciativa visa a estreitar o vínculo entre a comunidade escolar e seu entorno com a Guarda Municipal de Belém.

Tudo isso desenvolvendo o policiamento de proximidade, promovendo a cultura de paz, além de prevenir e orientar os alunos e a comunidade sobre temáticas que envolvam o cotidiano e que fomentem ações propositivas à segurança pública.

O Projeto é desenvolvido de modo intersetorial, com a participação da Banda de Música, Grupamento de Ações Táticas com Cães, servidores do Projeto Anjos da Guarda, Núcleo Setorial de Comunicação, Projeto Social Anjos da Guarda, Núcleo de Atenção à Guarda Feminina, além das parcerias das secretarias municipais e estaduais.

Texto:

Thais Veiga

Veja também