A Prefeitura de Belém realizou a entrega da Escola Municipal de Ensino Fundamental Donatila Lopes à população de Mosqueiro, totalmente reformada e com novos equipamentos. A escola se localiza no bairro do Farol e é a oitava unidade de educação reformada pela gestão municipal na ilha, além de ser a 71ª escola do município de Belém que recebeu revitalização, a partir de levantamento da Secretaria Municipal de Educação (Semec) na infraestrutura da rede de educação, em 2021. A cerimônia de reinauguração foi realizada nesta terça-feira, 28.
Todo o espaço foi reformado e ganhou novas instalações hidrossanitárias; substituição das instalações elétricas, infraestrutura para climatização, revitalização da quadra de esportes, do refeitório, do piso de alta resistência; das passarelas, além de reformas do laboratório de informática, cozinha, despensa e dos banheiros; além de novo calçamento e pintura nova. Foram investidos R$ 2.904.475,6 na reforma completa da escola. A unidade atende 781 estudantes, incluindo os da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (Ejai).
Compromisso com a educação
O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, participou da entrega da escola reformada e percorreu todas as salas da unidade. Ele reforçou o compromisso com a educação. “Esta escola tem 61 anos e estava muito deteriorada. Agora estamos entregando reformada, com salas climatizadas, novas cadeiras para os alunos, uma biblioteca completa. A educação é a nave do futuro, estamos investindo no futuro das crianças”, ressaltou o prefeito.
Durante a cerimônia de entrega, o diretor da escola, Josimar dos Santos, destacou que os alunos terão um aprendizado melhor a partir da revitalização da escola.
“Essa inauguração é um momento memorável para nós. Essa escola é um patrimônio aqui de Mosqueiro. Com esse conforto que os alunos terão, vai fazer com que a nossa educação tenha um acréscimo”, assegurou o diretor.
Comunidade escolar satisfeita
Aluno do sétimo ano da Escola Municipal Donatila Lopes, Leandro Santos, 13 anos, é morador da PA, rodovia estadual, que liga Mosqueiro outros municípios. O jovem estuda há sete anos na escola do bairro do Farol e agradece pela reforma do prédio. “As salas eram sujas e desenhadas. O que eu mais gostei aqui foram as salas com ar-condicionado, ficou um conforto muito melhor”, comemora o jovem.
Crianças, pais e até avós participaram da cerimônia de reinauguração da unidade, que é uma das principais da ilha de Mosqueiro. A autônoma, Alessandra Beckman, 48. anos, foi acompanhar o neto que estuda há um ano na escola. Alessandra comemorou a reforma. “Agora está muito melhor. Como avó, me dá uma segurança melhor para deixar meu neto e saber que o aprendizado dele vai ser o melhor possível”.
Já são 71 escolas entregues pela Prefeitura de Belém desde 2021, sendo a oitava em Mosqueiro. Para Araceli Lemos, titular da Secretaria Municipal de Educação (Semec), essas entregas vão muito além de uma simples reforma física. “Todas essas escolas entregues não são apenas dados. Nós não apenas reformamos, nós cuidamos e acolhemos nossas crianças. A comunidade precisa ajudar a manter essa escola limpa”, afirmou.
Homenagem- Ao lado da placa de reinauguração, uma homenagem “in memorian” para a ex-gestora Sandra Suely Dias dos Santos chama a atenção. Ela era muito querida na comunidade escolar pelo afeto, acolhimento e dedicação ao trabalho e, especialmente, pelo olhar humanizado dispensado a todos os servidores.
Escola Parque Milton Monte
O prefeito Edmilson Rodrigues também visitou as obras de construção da Escola Parque Milton Monte, localizada no parque ambiental, na avenida 16 de Novembro. A escola terá 10 salas de aula, brinquedoteca, biblioteca, sala de ciências/informática, estacionamento, bicicletário, quadra poliesportiva, salas administrativas, casa na árvore e um memorial de homenagem ao arquiteto Milton Monte.
Estão sendo investidos cerca de R$ 20 milhões na construção. Toda a área já está pronta para iniciar e o terreno já foi preparado para a instalação de toda a estrutura da nova unidade de educação ambiental da rede municipal.
Texto: