Prefeitura de Belém entrega a 70ª unidade educativa reformada e equipada

• Atualizado há 6 meses ago

A Prefeitura de Belém vai entregar na próxima terça-feira, 21, a 70ª unidade de educação totalmente reformada e equipada. É a Escola Municipal do Campo (EMEC) Milton Monte, que fica no Furo São Benedito, na Ilha do Combu.Instalações novas e adequadas vão beneficiar os 136 estudantes e a comunidade escolar ribeirinha do entorno da escola. A atual gestão resgatou a Educação do Campo, das Águas e das Florestas, atendendo as demandas que foram historicamente esquecidas e que agora são prioridade no projeto político-pedagógico da rede municipal de Educação.

Certificada pelo Fundo das Nações Unidas (Unicef) como Unidade Amiga da Primeira Infância (Uapi), a EMEC Milton Monte trabalha com a perspectiva de se consolidar como a escola de Educação do Campo referência da COP-30, uma vez que o carro-chefe da unidade é o projeto de educação ambiental “Por um Rio de Vida, Cores, Artes, Educação e Cidadania”. Ela também é uma das 60 escolas que integra o projeto “Escolas Antirracistas”, e ainda conta com o grupo folclórico “Pirão de Açaí”, e com uma gestão democrática e de participação social.

Responsabilidade ambiental – “Trabalhamos com crianças de 4 a 11 anos a importância da responsabilidade socioambiental, dos cuidados que devemos ter com a saúde dos nossos rios, das nossas florestas, do planeta, da garantia de direitos”, destaca o diretor da escola, Élison Coutinho Ferreira.

Nesses mais de três anos de governo, foram entregues totalmente reformadas e revitalizadas – e algumas reconstruídas – 68 escolas, além do Palacete Pinho e do Centro de Referência em Inclusão Educacional (Crie) Gabriel Lima Mendes, completando 70 unidades educativas novinhas devolvidas às comunidades de todos os distritos de Belém, incluindo as ilhas do sul.

Histórico – Já no primeiro ano da gestão, 83 obras de reforma, ampliação e revitalização de unidades escolares foram iniciadas simultaneamente. Os números são impressionantes, considerando uma rede municipal de educação com 199 unidades de ensino.

As intervenções incluem reforma e ampliação dos espaços escolares, climatização com centrais de ar-condicionado, mobiliário novo e adequado, bibliotecas, salas multifuncionais, laboratórios de informática, playgroundse demais ações essenciais à garantia de educação pública de qualidade e inclusiva, que também passa pela recuperação da rede física municipal, bem como a garantia de condições de trabalho aos profissionais da educação.

“Tenho imenso orgulho de ver as nossas escolas recuperadas. Muitas delas reconstruímos e revitalizamos, garantindo educação pública de qualidade”, ressalta o prefeito Edmilson Rodrigues, que reinaugurou, recentemente, duas escolas que ele construiu no seu primeiro mandato à frente do Executivo municipal: as escolas Cordolina Fontelles, na Pratinha II; e Paulo Freire, no Tenoné.

“A recuperação e a expansão da qualidade da educação pública de Belém foi uma determinação da gestão e seguindo a diretriz de assegurar ambientes escolares seguros, dignos e socialmente referenciados, que representem a Amazônia plural, respeitando os direitos identitários e territoriais de seus sujeitos”, completa a secretária municipal de Educação, Araceli Lemos.

Texto:

Silvia Sales

Veja também