MÚSICA – Servidores da Semec se apresentam no Festival Internacional de Corais de Belém

• Atualizado há 5 anos ago

[metaslider id=2742]

Com roupas coloridas, estilo carimbó, e vozes afinadas, cerca 30 servidores da área da educação, que trabalham na Escola Municipal Ida Oliveira, localizada no bairro Maracangalha, participaram na noite de sexta-feira, 1º, do Festival Internacional de Corais de Belém, com o grupo Encanto de Coral, no Theatro da Paz.

O grupo abriu e encerrou o festival com seus cantos de músicas típicas paraense. Todos estavam muito empolgados com a oportunidade e o teatro estava lotado. “Pesquisas revelaram que a prática do canto melhora o desenvolvimento cognitivo, a relação no trabalho e familiar. Na escola, o grupo tem se mostrado uma ferramenta de sociabilidade incrível”, contou Glads Pantoja, maestrina do Encanto de Coral.

Valorização – A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semec), desenvolve diversos trabalhos sócio pedagógicos para o desenvolvimento e valorização do servidor público. O coral de servidores é apenas um dos exemplos dessa dedicação em prol do bem-estar dos funcionários da rede municipal.

De acordo com a maestrina, os ensaios também ajudam no desenvolvimento da voz, uma das principais ferramentas do professor. “Com a experiência de participar de um coral, o professor aprende a usar de forma correta a sua voz e a sua respiração. Também pesquisa e aprende novas obras musicais. Isso tudo os ajuda depois no desempenho dentro da sala de aula, no dia a dia”, explicou Glads. “Não é só cantar, nessa atividade existe uma educação musical”, completou a professora.

Início – O grupo Encanto de Coral foi formado há três anos, por meio de um convite feito pela diretoria da Escola Municipal Ida Oliveira, com o intuito de celebrar um evento interno da escola. Mas a sintonia entre os 30 servidores deu tão certo que o grupo atingiu visibilidade fora da escola.

De acordo com o professor de Ensino Religioso, Francinei da Costa Ribeiro, a performance dele dentro da sala de aula melhorou muito após a sua entrada no coral. “Participo do grupo há dois anos e sinto que o coral harmoniza as relações interpessoais na escola. Nos tornamos mais unidos. E quando há essa união, o trabalho se torna mais eficaz e muito bem feito. Isso reflete na educação das crianças”, disse o professor que não via a hora de entrar no palco.

Grupo – O coral é um projeto que beneficia e valoriza o profissional da área de educação. Essa dedicação levou o grupo para apresentações em shoppings, aeroporto, igrejas e até ao Festival Internacional de Corais de Fortaleza.

Desde o início, todos os ensaios são coordenados pela professora Glads Pantoja, maestrina do Encanto de Coral, formada em música há 20 anos. O grupo possui um repertório vasto com estilo musical adequado para cada tipo de evento.

Após a apresentação no festival, o coral continuará seus ensaios na escola, com eventos marcados em sua agenda para este ano e para o ano que vem, com parada garantida no Festival Internacional de Corais, no Paraguai.

Texto:

Carla Fischer

Fotos: Fernando Sette – Comus

Veja também