MÚSICA – Em Icoaraci, estudantes apresentam o projeto “Um olhar poético sobre Belém”

• Atualizado há 5 anos ago

[metaslider id=2945]

Inspirado nas canções do cantor e compositor Nilson Chaves, alunos do 4º e 5º ano da Escola Liceu Escola Mestre Raimundo Cardoso, em Icoaraci, apresentaram na manhã desta quarta-feira, 13, o projeto “Um olhar poético sobre Belém” com uma exposição de trabalhos de pesquisa realizados por aproximadamente 150 estudantes da unidade. Idealizado neste ano pela professora Cleonice Paiva, o projeto busca valorizar a cultura paraense, por meio da música de cantores e compositores da terra, como Nilson Chaves.

“Fiz uma atividade com a música ‘Tô Belém’, que fala tudo sobre a cultura da nossa cidade, dos teatros, Círio de Nazaré, do RexPa e da chuva da tarde. É uma música completa e resolvi compartilhar a ideia com as demais professoras, porque muitas vezes os alunos não conhecem alguns lugares e artistas da terra”, comenta a professora ressaltando que das doze turmas, cada uma ficou com uma canção para trabalhar por meio de pesquisa.

Alanis Ribeiro, de 11 anos, estudante do 5º ano que tem interesse por poesia conta que a avó escuta as músicas de Nilson Chaves e, por isso, já conhecia um pouco do trabalho do artista. “Quando a professora falou do trabalho, fiquei curiosa para conhecer mais sobre as músicas dele e descobri outras”, conta Alanis que preparou a poesia “Nilson Chaves de Belém” para recitar ao convidado.

Durante a programação, cada turma foi apresentando os trabalhos inspirados em canções como “Canto de Carimbó”, “Olho de Boto”, “Sabor Açaí” e outras. A aluna Ana Clara Lima, de 9 anos, estudante do 4º ano declamou a música “Flor do Destino” e disse que nos primeiros ensaios ficou tímida, mas que agora quer declamar cada vez mais. “Aos poucos fui me soltando. Eu gosto muito de música”, comenta.

Após as apresentações, Nilson Chaves conversou com os alunos e agradeceu a homenagem. “Quero parabenizar a escola e as professores pela iniciativa de levar para a memória das pessoas um pouco da história da música paraense. E citando também o meu nome fico muito feliz”, disse Nilson Chaves, que filmou, para registrar, as apresentações dos alunos.

A professora Cleonice Paiva conta que no final deste mês, o projeto será apresentado novamente na Mostra Cultural da escola, evento aberto à comunidade. “Hoje fizemos primeiro uma apresentação para o Nilson Chaves, que foi a inspiração do projeto. Mas a ideia é mostrar para a comunidade escolar também”, completa Cleonice.

Texto: Tábita Oliveira
Agência Belém – Você ficou com alguma dúvida ou tem sugestões para enviar à Agência Belém? Entre em contato conosco pelo nosso canal de divulgação das principais ações do município pelo número (91) 98027-0629. Salve este número na sua agenda e mande um “Oi” no WhatsApp. Aguardamos sua mensagem.

Veja também