[metaslider id=1029]
Mais de 600 alunos, de 15 escolas da rede municipal de educação, tiveram um dia repleto de emoção e deslumbramento, nesta sexta-feira, 12, no Theatro da Paz. A ação fez parte do projeto Concerto Didático, uma realização da Fundação Carlos Gomes e da Secretaria de Cultura do Estado do Pará (Secult), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semec).
Projeto – O Concerto Didático é um projeto educativo musical, direcionado para jovens e crianças, e tem objetivo difundir e transmitir por meio da música a ampliação do conhecimento. Iniciado em 2013, o projeto já oportunizou a mais de 12 mil estudantes conhecerem o Theatro da Paz e assistirem a concertos culturais.
As apresentações do dia contaram com a participação dos grupos artísticos “Pará Trombones” e “Quarteto de Cordas”, compostos por professores da Fundação Carlos Gomes. O estudante Marcos Santos, de 10 anos, da escola Airton Senna, visitou o Theatro pela primeira vez e ficou deslumbrado com a estrutura arquitetônica. “Eu fiquei muito feliz quando descobri que viria ao teatro. Sempre gostei de música e foi muito bom conhecer um pouco mais sobre essa arte”, disse o menino.
Geovana Oliveira, de 12 anos, aluna da escola Manuela Freitas, sempre foi apaixonada por música, estudou teatro e ficou encantada com o concerto. “O evento foi único e inspirador para mim. Adoro as artes, escrevo músicas, gosto de tocar violão e sempre quis conhecer um pouco mais dessa parte técnica de um concerto”, contou.
Essa foi a primeira edição do ano e além de expandir conhecimentos, o projeto oportuniza um momento ímpar aos alunos, que é conhecer o Theatro da Paz, patrimônio histórico da cidade de Belém.
A diretora da escola municipal Parque Amazônia, Belmira Silva, vê o projeto como grande relevância para os alunos da rede. “Esse momento para nossas crianças é grandioso. A maioria não tem oportunidade de conhecer o local e aprender sobre a música de forma tão prática e divertida”, explicou.
Priscila Amaral, de 9 anos, estudante da escola Airton Senna, já conhecia o local, mas adorou a visita. “Hoje foi diferente, porque eu aprendi mais como funciona a música e pude compartilhar esse momento com minhas amigas”, contou.
Concertos – No ano de 2018, seis concertos foram realizados, atendendo cerca de 2.400 crianças da rede municipal. O intuito do projeto é alcançar o maior número possível de escolas e alunos para que eles tenham acesso a diferentes formas de arte, e possam multiplicar essas experiências para seus familiares através de uma imersão cultural.
De acordo com a coordenadora do Núcleo de Projetos da Semec, Joseane Cunha, o projeto tem o objetivo de difundir a cultura musical e proporcionar aos alunos da rede municipal de educação a oportunidade de conhecer o teatro e aprender sobre as artes. “Através do concerto eles têm a oportunidade de conhecer os instrumentos e um pouco sobre a música erudita e tudo de forma didática”, destacou.
A edição desta sexta-feira do projeto contou com a participação das escolas João Nelson Ribeiro, Manuela Freitas, Parque Bolonha, Stelina Valmont, Ayrton Senna, Cordolina Fontelles, Gabriel Lage, Olga Benário, Alzira Pernambuco, entre outras.
Agência Belém – Você ficou com alguma dúvida ou tem sugestões para enviar à Agência Belém? Entre em contato conosco pelo nosso canal de divulgação das principais ações do município pelo número (91) 98027-0629. Aguardamos sua mensagem.
Texto: