MOMENTO DE CULTURA – Projeto Concerto Didático leva mais de 300 crianças ao Theatro da Paz

• Atualizado há 5 anos ago

[metaslider id=1029]

Ao apagar das luzes, ao som da sinfonia de abertura do espetáculo, as crianças gritaram e aplaudiram com alegria. Essa é a vibração do projeto Concerto Didático, organizado pela Fundação Carlos Gomes, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semec), que reuniu na manhã desta sexta-feira, 25, no Theatro da Paz, mais de 300 crianças da rede municipal de educação, para conhecerem, de forma didática, a música erudita, sua origem, instrumentos e sons.

Luan Ribeiro, de 8 anos, da escola Municipal José Alves Cunha, do bairro do Tapanã, estava deslumbrado com o lustre no centro do teto da sala de espetáculos. “É a primeira vez que venho ao Theatro, aqui é muito legal, muito grande também. Nunca havia visto um lustre tão bonito. Estou ansioso para ouvir as músicas”, disse o garoto que não parava de olhar para o teto.

Projeto – Além de proporcionar uma visita ao Theatro da Paz, que possui mais de 140 anos de história e é considerado um dos teatros-monumentos do Brasil, o projeto Concerto Didático busca difundir e transmitir, por meio da educação musical, a ampliação do conhecimento cultural. Iniciado em 2013, o projeto já oportunizou a mais de 12 mil estudantes conhecerem o Theatro e assistirem a concertos culturais.

Richaylla Furtado, de 6 anos, da escola Municipal Direito de Ser Criança, também visitou o espaço pela primeira vez. Sentou na primeira fileira das cadeiras, porque não queria perder um segundo do espetáculo. “Estou muito ansiosa para conhecer esse novo tipo de música. Gostei muito do lugar, tudo é bonito. Achei muito linda a pintura do teto”, disse a aluna.

Essa mais uma edição neste ano e contou com a apresentação do Grupo Artístico Belle Art e a participação das escolas municipais Ernestina Rodrigues, Francisco da Silva Nunes, Miguel Pernambuco, Alda Eutrópio, Direito de Ser Criança, Florestan Fernandes, Maria Amoras e José Alves da Cunha. Alunos de escolas estaduais também participaram do evento, pois o projeto também conta com o apoio da Secretaria Estadual da Educação (Seduc).

Para a diretora Domingas Pereira, da Escola José Alves Cunha, esses momentos são muito importantes para expandir o aprendizado dos alunos e o conhecimento cultural. “Esses eventos estimulam a criatividade dos alunos, que depois serão relatadas em sala de aula por meio de atividades pedagógicas”, explicou a diretora.

Concertos – No ano de 2018, seis concertos foram realizados, atendendo a cerca de 2.400 crianças da rede municipal. O intuito do projeto é alcançar o maior número possível de escolas e alunos para que eles tenham acesso a diferentes formas de arte, e possam multiplicar essas experiências para seus familiares, por meio de uma imersão cultural.

O projeto é uma ação da Fundação Carlos Gomes, em parceria com as Secretarias de Estado de Educação (Seduc), de Cultura (Secult), Municipal de Educação (Semec), com apoio do Theatro da Paz.

Texto:

Carla Fischer

Veja também