Imigrantes Venezuelanos apresentam musical no encerramento da Semana do Bebê

• Atualizado há 5 anos ago

[metaslider id=1505]

“Todos Juntos pela Primeira Infância”, esse foi o tema da 8ª edição da Semana do Bebê de Belém, que encerrou nesta sexta-feira, 31, na Praça Dom Alberto Ramos, no bairro da Marambaia, com diversas atividades. Para assegurar os direitos das crianças na primeira infância, com foco na assistência e integração, o encerramento também contou com a participação artística de 25 crianças imigrantes refugiadas venezuelanas, da etnia Warao, que apresentaram o musical “Dokoto Waratê”, que significa “Conversando com Deus”.

A Semana do Bebê, realizada pela Prefeitura de Belém em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), tem o objetivo de viabilizar os direitos das crianças por meio de programas, ações e atividades desenvolvidas no município, com a participação do poder público e privado e a sociedade, ajudando na sobrevivência e no desenvolvimento da criança até à adolescência. Esse serviço também inclui a assistência aos imigrantes refugiados venezuelanos, que participaram de diversas atividades durante a semana.

“Esse tipo de evento é muito importante para socialização dos imigrantes venezuelanos, pois são crianças que pouco interagem com outras crianças. É através de momentos como esse que podemos passar para a sociedade uma perspectiva positiva dessa população que está aqui em busca de sobrevivência e fazer com que se sintam acolhidos e valorizados após passarem por momentos difíceis nesse processo de vinda para cá”, disse Manuela Porto, coordenadora do Atendimento Escolar Indígena da Secretaria Municipal de Educação (Semec).

Para trabalhar esse processo de inclusão, desde 2017, a Prefeitura vem prestando assistência aos refugiados por meio de várias secretarias de modo integrado. Na área da educação, é através do Núcleo de Atendimento Educacional Escolar Warao que a Semec,  oferece atendimento educacional. O processo de ensino é realizado no Abrigo Estadual Domingos Zahluth e na Casa de Autogestão Monitorada do município, que hoje atende aproximadamente 20 crianças de 6 meses a 10 anos, da Educação Infantil e dos anos Iniciais do Ensino Fundamental.

Programação – A Semana do Bebê foi cheia de atividades como oficinas, palestras educativas, vacinação, testes em recém-nascidos, brincadeiras, dança com bebês, caminhadas e muitas outras atividades em Belém e nos distritos do município.

Cerca de 150 crianças participaram do encerramento do evento. A Semec participou com uma tenda de serviços com todas as coordenadorias de atendimento a educação. “Nós tivemos cinco escolas do ensino infantil e fundamental participando da ação de hoje, dentre elas uma escola da Ilha do Combú e a Casa de Autogestão, onde é feito o trabalho educacional com as crianças indígenas da etnia Warao”, explicou Célia Pena, coordenadora de Educação Infantil da Semec.

Diversas Unidades de Educação Infantil (UEIs) e escolas vinculadas à Semec participaram da Semana do Bebê. Alunos apresentaram danças e encenações artísticas como “Navegando com amor, no barco dos direitos eu vou”, “Super ECA”, entre outros. Durante toda esta semana, os espaços infantis do município contaram com uma programação de palestras, oficinas e orientações de cuidados e educação dos bebês, para fortalecer os vínculos emocionais e afetivos das crianças, pais e professores nos espaços educativos do município.

 

Texto: Carla Fischer – Ascom Semec

 

Veja também