[metaslider id=1991]
Em comemoração à Semana do Soldado, o Exército Brasileiro em Belém promoveu, na manhã desta sexta-feira, 23, uma palestra sobre o Dia do Soldado, em uma das salas do Liceu Escola Mestre Raimundo Cardoso, no distrito de Icoaraci.
A Prefeitura de Belém, por meio da Agência Distrital de Icoaraci (Adic), abriu os portões da escola à palestra para que os alunos pudessem ter mais informações de como entrar para o Colégio Militar de Belém, e, no futuro, chegar a ser um oficial do Exército.
“É uma data emblemática para todos nós, pois marca o nascimento do nosso patrono, Duque de Caixas, que realizou relevantes serviços ao nosso País como grande pacificador. A data é comemorada por todo o Exército Brasileiro e é um momento em que realizamos várias atividades, não só com a corporação, mas também junto à sociedade”, explicou a Tenente Cássia, que faz parte do corpo docente do Colégio Militar.
“Na palestra desta sexta-feira, tivemos a satisfação de explicar aos alunos como é ser um soldado e de que forma o adolescente pode entrar para o Colégio Militar, aqui em Belém”, complementou a tenente.
Kezia Lorrane tem 13 anos, é aluna do 7° ano e já tinha convicção de qual profissão seguir, entre ser militar e médica. Mas existia a dúvida se poderia exercer as duas profissões. “Estou muito feliz, pois fiquei sabendo que poderei exercer as duas profissões que sonho. Ser médica e militar, ao mesmo tempo, e assim poder ajudar aos soldados em combate e às pessoas que sofrem com as guerras. Vou me preparar para entrar para o Colégio Militar e minha mãe ficará muito feliz com essa notícia”, garantiu a aluna.
Soberania – Considerada uma das instituições de maior credibilidade no País, o Exército Brasileiro é responsável por desempenhar uma série de funções de monitoramento de segurança e assistência em todo o território nacional.
O Dia do Soldado é comemorado em 25 de agosto, no Brasil, por ser o dia em que nasceu Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, que se tornou patrono do Exército Brasileiro. Ele recebeu o título de Duque, após a vitória conquistada para o Brasil na Guerra do Paraguai, que ocorreu entre dezembro de 1864 e março de 1870.
“É muito importante para nossos alunos esse projeto do Exército. Trazer informações de como entrar para o Exército ou, até mesmo, de estudar em um Colégio Militar, faz muita diferença no crescimento dos alunos. Com a palestra, os estudantes levam a informação para casa de quando e como entrar no Colégio Militar ou servir às Forças Armadas”, comentou a coordenadora Roselene Trindade, do Núcleo de Arte Laís Ardene, do Liceu.
“Fico feliz, pois nossa escola é referência, quando se trata de outras instituições que trazem seus projetos para Icoaraci. É muito bom ver que a Prefeitura de Belém está sempre de braços abertos para todos”, destacou Roselene.
Informações – A partir do 6° ano, o aluno já pode ingressar no Colégio Militar de Belém, por meio de concurso público federal. Em 2020, será implantado o nível médio, com acesso também por concurso público. Mais informações pelo site http://www.eb.mil.br
Agência Belém – Você ficou com alguma dúvida ou tem sugestões para enviar à Agência Belém? Entre em contato conosco pelo nosso canal de divulgação das principais ações do município pelo número (91) 98027-0629. Aguardamos sua mensagem.