LEITURA E POESIA – Escola Municipal Pedro Demo promove “1º Poetilha Literário” para alunos da ilha de Outeiro

• Atualizado há 5 anos ago

[metaslider id=3015]

Com o objetivo de valorizar ainda mais a cultura da Ilha de Caratateua, conhecida como Outeiro, a Escola Municipal Professor Pedro Demo promoveu nesta sexta-feira, 22, o “1º Poetilha Literário”. O evento é resultado do projeto Poetilha, idealizado em 2015 pelas professoras Raimunda Damasceno e Josiane Cavalcante, responsáveis pela biblioteca da escola, que vem despertando nos estudantes o gosto pela leitura e o sentimento de pertencimento ao lugar de origem.

“Queremos expandir o trabalho desenvolvido na biblioteca. E pensamos em inserir outras escolas e espaços culturais para valorizar essa diversidade cultural que temos aqui na Ilha, como por exemplo, as obras do mestre Apolo da Caratateua, um dos nossos poetas”, conta Josiane, ressaltando que as atividades da biblioteca buscam estimular habilidades de observação, participação, interesse e senso crítico.

A biblioteca Poetilha integra o Sistema Municipal de Bibliotecas Escolares (Sismube) e tem um acervo com obras de Heliana Barriga, Andreia Cozzi, Antônio Siqueira, Laurene Ataíde, Eneida de Moraes, Paulo Nunes, Walcyr Monteiro, entre outros.

Programação – O estudante Pedro Rodrigues, que é autista recitou a poesia “Juramento” de Apolo da Caratateua. “Eu falei perante o furo gigante do Maguari: Caratateua, eu te juro, sempre estarei junto a ti!” declamou Pedro, sendo observado pela  avó Marilene Reis emocionada.

“Fico maravilhada com cada evolução dele. Ensaiamos a semana toda. Nem foi preciso ler, ele decorou o poema. Estou muito emocionada”, comentou a avó, que sempre está nos eventos da escola. As crianças foram orientadas sobre a sensibilidade auditiva de Pedro e o aplaudiram na linguagem dos surdos.

A programação seguiu com a contação de história “A menina bonita do laço de fita”, com a professora Syanne Silva e a estudante Melissa Wanzeller, de 10 anos. “Sempre emprestei livro da biblioteca e gosto de contar as histórias que leio. Quando começo a contar para muitas pessoas fico nervosa, mas depois me sinto bem. Já me apresentei na Feira do Livro e na Casa das Artes”, relata menina, que sempre participa dos eventos de literatura da escola.

O pequeno leitor Daniel Barbosa das Neves, de 10 anos, estudante do 4º ano, além de gostar dos livros, também adora os passeios da biblioteca. “Sempre gostei de todas as histórias. Teve uma vez, que a professora contou a história dos Pássaros Colibri e depois fomos lá conhecer. Foi bem divertido”, lembra Daniel.

Parceiros – Agentes de saúde da Casa de Endemias, vinculado a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), contaram a história do mosquito Aede Aegypti de forma lúdica e orientaram como se prevenir para não ser infectado por ele. O servidor Reginaldo Rodrigues conscientizou os estudantes sobre o descarte correto do lixo.

O grupo folclórico “Cordão de Pássaro Pipira da Água Boa” apresentou um pouco de música e dança para despertar o interesse das crianças pelas histórias dos pássaros juninos, que é uma manifestação popular, genuinamente paraense.

Texto: Tábita Oliveira
Agência Belém – Você ficou com alguma dúvida ou tem sugestões para enviar à Agência Belém? Entre em contato conosco pelo nosso canal de divulgação das principais ações do município pelo número (91) 98027-0629. Salve este número na sua agenda e mande um “Oi” no WhatsApp. Aguardamos sua mensagem.

Veja também