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O retorno à rotina escolar com tranquilidade no segundo semestre do ano é uma preocupação dos pais de crianças da educação infantil, que atende a faixa etária que vai de 0 a 5 anos. Na quinta e última reportagem da série “O Nosso Compromisso é Educação”, uma pedagoga da Secretaria Municipal de Educação (Semec) mostra dicas de como ajudar a proporcionar aos pequeninos uma volta ao dia a dia escolar com suavidade.
A pedagoga Miriam Aida da Silva, coordenadora da Unidade de Educação Infantil Wilson Baía de Souza, do bairro do Curió-Utinga, vinculada à Semec, afirma que o ideal é que a família comece a se organizar, a partir da última semana de férias. A unidade em que ela trabalha atende a 99 crianças de 0 a 3 anos.
“Primeiro os pais devem retomar os horários de dormir e acordar cedo. E, ao mesmo tempo, conversar com os pequenos para resgatar o interesse deles pela escola, lembrando que é nesse espaço que eles vão se desenvolver, aprender coisas novas e que vai ser muito divertido reencontrar professoras e coleguinhas”, aconselha Miriam. Essa mediação dos pais no processo de reinserção da criança no ambiente escolar é importante.
Confiança – Miriam ressalta que os pais devem sempre transmitir à criança a confiança que eles têm na escola, para que o filho deles se sinta seguro. Nesse momento é possível também inserir, progressivamente, hábitos que ajudem à criança retomar a dinâmica própria do ano letivo.
“É importante estabelecer rotinas novamente como acordar cedo, tomar banho, escovar os dentes, tomar café da manhã, ter um horário para o repouso durante o dia, sentar e ler um livro, brincar e guardar o brinquedo… Também devem envolver a criança na hora de organizar a mochila e o material de higiene e ter as roupas identificadas. As crianças irão perceber naturalmente que, apesar de ainda estarem de férias, logo elas estarão no espaço escolar”, orienta a pedagoga.
Atividades – Na volta às aulas, as unidades de educação infantil da rede municipal estão com atividades especiais na primeira semana de agosto para ajudar no resgate do interesse da criança pela escola.
“Fico muito feliz quando minha filha pede para vir para a escola, porque procuramos fazer o melhor para ela”, comentou Sérgio Ribeiro, pai de uma estudante da escola Wilson Baía.
Educação infantil – A Secretaria de Educação mantém atualmente 83 unidades de educação infantil, entre creches, que atendem cerca de 3 mil de crianças de 0 a 3 anos, e pré-escolas, com mais de 12 mil crianças, dos 4 a 5 anos.
Seguindo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), a Semec busca articular experiências e saberes junto à criança, em suas múltiplas linguagens, trabalhando o desenvolvimento integral, como a coordenação motora, os primeiros passos, a linguagem, a formação do pensamento simbólico e a sociabilidade, favorecendo com que a criança viva sua infância de maneira saudável. E, principalmente, promovendo durante o ano letivo atividades que reforcem o direito de ser criança.
O atendimento em tempo integral às crianças garante uma alimentação saudável desde o café da manhã, almoço, lanche e jantar, que são oferecidos na unidade escolar.
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