[metaslider id=2516]
No segundo dia do Festival Ilhas e Sabores, parte integrante do XXIV Congresso da Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança, a Prefeitura de Belém, por meio da Fundação Municipal de Assistência do Estudante (Fmae), vinculada à Secretaria Municipal de Educação (Semec), apresentou ao público neste sábado, 21, o prato premiado da merenda escolar, “Sabores da Ilha”, uma receita de risoto de peixe com jambu. O festival está ocorrendo no Parque da Residência, na capital paraense, até este domingo, 22, de meio dia às 22 horas.
Criada pela merendeira Rosiete Quaresma, que atua há 20 anos na escola municipal Sebastião Quaresma, localizada na ilha do Combu, a receita participou do concurso “Melhores Receitas da Alimentação Escolar”, promovido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), na etapa região Norte, em 2018.
“Participo sempre das capacitações da Fmae, que nos incentiva sempre a inovar. Com uma horta cultivada na escola, os alunos plantam e colhem os alimentos e isso nos ajuda muito. Para fugir do tradicional peixe frito com açaí, comecei a aproveitar melhor outros alimentos que recebemos, como jambu, mandioca, tucupi, e aí surgiu o concurso”, conta Rosiete.
Rosiete estava feliz de ter sua receita reconhecida e mais ainda como merendeira, porque, pelo ponto de vista dela, a merenda escolar contribui para o aprendizado dos alunos, que recebem na escola café da manhã, almoço e lanche da tarde.
Público – Quem provou o prato premiado ficou surpreso com a qualidade da alimentação oferecida nas escolas municipais. “Temos a ideia de que nas escolas são servidos sempre macarrão com sardinha. E descobrir que os alunos comem um prato tão diversificado é surpreendente. Em qualquer restaurante da cidade seria caríssimo”, comentou o empresário Ruan Araújo, que se lembra que a filha e sobrinhos dele só querem fast food. “Dói meu coração quando a minha filha me pergunta o que é jambu, maniçoba, principalmente agora, que está próximo do Círio”, lamentou.
A sensação não foi diferente para a dona de casa Elaine Cristina Santos da Silva, que estava com a filha, Valentina Coelho, de 1 ano. “Está muito gostoso esse risoto. É uma novidade para mim, porque a gente pensa que a merenda escolar é feita de qualquer jeito. Minha filha também aprovou”, conta. Elaine também aproveitou a aula show com chefs de outros estados do país, que estão em Belém participando do congresso e do festival.
Fmae – A Fundação Municipal de Assistência do Estudante está presente no festival, em um estande especial. Denise Cruz, nutricionista da Fmae, trouxe o barco de frutas regionais com abiu, cacau, açaí, araticu, uxi e pupunha. “Algumas dessas frutas fazem parte da merenda escolar como o açaí e a pupunha”, apontou.
O público também pode degustar outras comidas em barracas de restaurantes e de empreendedores de gastronomia que participam do evento. Os chefs Marcondes Deus, do Rio de Janeiro, Diego Koppe, de Brasília, e os paraenses Fábio Sicilia e Aubermaya Xabregas deram uma aula show de culinária, mostrando para cerca de 200 outros chefs, merendeiras e empreendedores gastronômicos algumas de suas receitas, no teatro Estação Gasômetro.
A feira gastronômica segue até este domingo, 22, de meio dia às 22 horas, no Parque da Residência. A coordenadora do evento, a chef de cozinha paraense, Ângela Sicilia, avisa que o próximo intercâmbio será com chefs de países latino-americanos.
“O projeto Cidades Criativas da Gastronomia continua nos dias 3, 4 e 5 de outubro, com o Encontro Latino-americano das Cidades Criativas, que vai receber chefs da América Latina para conhecer a nossa cidade e nossa gastronomia”, comentou Ângela, sobre o evento organizado pela Prefeitura de Belém, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém (Codem) para estimular negócios na capital paraense.
Receita Sabores da Ilha (rende 20 porções)
Ingredientes:
2 maços de jambu, 2 xícaras (chá) de macaxeira cortada em cubos, 1 cebola média, 1 kg de arroz, 1 cenoura pequena, 2 copos de farinha de mandioca e temperos para o peixe, como chicória, coentro, alho e sal a gosto.
Modo de preparo:
Prato principal – Cozinhe o filé de peixe, reserve o caldo, e desfie-o. Cozinhe a macaxeira, amasse e reserve. Retire os talos do jambu e separe. Corte as folhas do jambu, bem como o coentro e a chicória. Pique a cebola, refogue-os e misture tudo no peixe. Acrescente a macaxeira, misture bem e leve ao forno por 20 minutos a 180Cº.
Arroz de talos – Refogue o arroz juntamente com os talos de jambu e a cenoura picada, acrescente sal e finalize com água até cobrir a porção de arroz.
Pirão – Utilize o caldo reservado do peixe, coloque no fogo, deixe ferver e acrescente a farinha, mexendo sempre até o ponto de pasta.
Texto: