Guardiões deverá ser utilizado como uma das estratégias de combate à violência contra crianças

• Atualizado há 3 anos ago

O projeto Guardiões da Saúde na Educação deverá ser utilizado como uma das estratégias de combate à violência contra crianças. A proposta foi feita pela direção da Secretaria Municipal de Educação (Semec) em reunião onde foi debatido o Plano Municipal de Segurança Pública e Defesa Social, realizada na sede Guarda Municipal de Belém (GMB).

A partir da integração entre GMB e as secretarias municipais, a Prefeitura de Belém inicia a formação de um grupo estratégico para o fortalecer a atuação nas ações de prevenção à violência, reduzindo os riscos de vulnerabilidade social.

O projeto Guardiões é realizado em parceria da Semec com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) e Universidade Federal do Pará (UFPA), monitorando por aplicativo casos suspeitos de covid-19 nas escolas municipais desde o retorno das aulas presenciais, em 14 de setembro de 2021. É o primeiro e único aplicativo do Brasil, que atua na prevenção de casos de covid-19 na escola pública.

Combate à violência

A diretora-geral da Semec, Araceli Lemos, destaca a importância deste reconhecimento, uma vez que a Semec também contribui com a redução da criminalidade, a partir da possibilidade de fazer uma parceria com pessoas especializadas no combate à violência.  

 ”Somos uma secretaria que ajuda no combate à violência e atuamos nesta perspectiva irmanada com a Guarda Municipal e com o Plano Municipal de Segurança. Vamos dar nossa colaboração para melhorar os indicadores e a situação da violência como um todo”.

Observatório

A assessora da Sesma, Patrícia Fagundes, apresentou projetos que beneficiam as áreas da saúde, educação e segurança pública, destacando, o Projeto Guardiões da Saúde na Educação, que tem dentro das escolas um ou dois guardiões, que conhecem a comunidade e com a ajuda do aplicativo notificam inúmeros casos de violência com crianças.

”A proposta é que o projeto Guardião seja um observatório para outros agravos, que por meio de uma notificação, para que as unidades de saúde atuem logo em seguida. No aplicativo todos os Guardiões recebem a informação, então cada um dentro do seu papel vai realizar sua função”, enfatizou.

O Plano Municipal de Segurança Pública e Defesa Social, que a GMB propõe, segue o que determina as leis municipais e estaduais de base legal, que dispõe sobre o Sistema Único de Segurança Pública (Susp) e cria a Política Nacional de Segurança Pública e Defesa Social (PNSPDS), Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP), Plano Nacional de Segurança Pública e Defesa Social e Plano Plurianual/2022-2025.  

Parcerias

O guarda municipal e mestre em segurança pública, Luiz Nestor Sodré, destaca a necessidade de parceria entre as instituições da área da educação, saúde, judiciário e outras esferas, por ter sua importância no papel da segurança pública dentro do município. 

”Segurança pública não é um trabalho restrito da guarda municipal, através do processo científico que veio a descoberta do primeiro contato da comunidade com o poder público e com o município”, explica Sodré.

Com esta integração entre GMB e as secretarias municipais, a Prefeitura de Belém inicia a formação de um grupo estratégico para o fortalecer a atuação nas ações de prevenção à violência reduzindo os riscos de vulnerabilidade social.

Texto: Amanda Cunha

Veja também