Com o tema A Gestão Escolar e a Saúde do Trabalhador: Novos Desafios em um Contexto Pandêmico, a Secretaria Municipal de Educação (Semec) realizou nesta terça-feira, 15, o VIII Encontro de Gestores da Semec com o Núcleo de Atenção à Saúde do Trabalhador (Nast). O evento ocorreu no auditório da Faculdade Estácio de Belém.
A programação do Nast tratou da Lei 7502/90, que institui o Estatuto dos Funcionários Públicos do Município de Belém, e dos Decretos 61.618/09 e 21.978/90, que regulamentam declarações, atestados médicos, homologações e perícias médicas. Participaram da mesa de abertura a diretora de educação, Jaqueline Rodrigues; o diretor administrativo, Laurimar Farias; e a diretora de recursos humanos, Heliane Barros.
Relatórios – Durante o encontro, os servidores do Nast falaram sobre o momento atual, passada a fase mais severa da pandemia de covid-19, e apresentaram relatórios de 2021 sobre as doenças prevalentes. Problemas osteoarticulares correspondem a mais de 40% dos laudos médicos; adoecimentos mentais e comportamentais são 30%.
O coordenador do Nast, Jorge Gama, explicou que é necessário dialogar com diretores, gestores e coordenadores das unidades da Semec para que eles possam, de forma efetiva, melhor orientar os servidores da rede em relação a aspectos legais de saúde e bem-estar.
Cultura do cuidado – ”Elegemos um tema que é voltado para a gestão escolar, os novos desafios no contexto pandêmico e, dentro disso, tratar da saúde mental. O objetivo é criar outra cultura dentro da rede, a cultura do cuidado, da humanização, da valorização e com isso alcançar os objetivos institucionais, que são atender o público que abrange crianças, adolescentes, adultos e idosos, no que diz respeito ao ensino-aprendizagem”, afirmou Jorge.
Para a secretária municipal de Educação, Márcia Bittencourt, o núcleo de atenção à saúde servidor é fundamental para as ações e cuidado com o servidor na sua saúde física e mental.
”Nós assinamos 1.900 portarias de licenças saúde, dessas 1.300 foram de servidores afastados e 400 de readaptação. Precisamos avançar com várias ações. É importante que os gestores tenham essa relação direta com o nosso núcleo de assistência ao servidor”, destaca a secretária de educação.
A pedagoga Maria do Socorro Gomes, gestora da Escola Municipal Alfredo Chaves, destaca a importância das formações do Nast. ”Os temas discutidos são significativos porque depois da pandemia tivemos muitos funcionários doentes e afastados, não pelo efeito da pandemia, mas por problemas psicológicos. O período pandêmico deixou nossos gestores fragilizados e, com a palestra, buscaremos entender melhor sobre a saúde do trabalhador”.
Texto: Amanda Cunha