Para orientar os profissionais da educação a utilizar o Sistema de Formação Gestão Acadêmica (Siga), principal plataforma de coleta de dados e de gestão de informação de toda a rede municipal de ensino, a Secretaria Municipal de Educação (Semec), por meio da Coordenação de Ensino Fundamental (Coef) e Censo Escolar realizou nesta quinta-feira, 7, a 1ª Formação de Secretários Escolares e Técnicos de Secretaria. O evento foi realizado no auditório David Muffared da Universidade da Amazônia (Unama).
Com o tema “O uso do Sistema de Formação Gestão Acadêmica (Siga) para a qualificação da práxis da Gestão na Rede Municipal de Ensino de Belém”, um dos pontos destacados durante o encontro foi a importância da utilização do Siga no envio de dados para a coleta nacional do censo escolar, que encerra em 26 de maio.
Além disso o sistema disponibiliza todas as informações educacionais do município, que podem ser utilizadas por várias entidades do próprio governo municipal e instituições de pesquisas. A coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental da Semec, Ana Paula Carvalho, se diz otimista com as atualizações do Siga e espera que a ferramenta tenha ampla utilização. ”Que ele seja meio não apenas de inserção de dados, mas que seja utilizado como pesquisa e aprimoramento de trabalhos pedagógicos e administrativos de todos que participam do meio escolar”, declara.
O coordenador do Censo Escolar, Antônio José Paracampo, destaca a importância da plataforma (Siga) nas escolas. ”Ela é um grande banco de dados que está implantado na rede municipal e que está a disposição há mais de uma década, fornecendo informações a toda comunidade de gestão e à comunidade acadêmica que queira fazer pesquisas educacionais”.
Para Marco José Soares de Almeida, secretário da Escola Municipal de Ensino Fundamental Avertano Rocha, localizada no distrito de Icoaraci, participar da 1ª formação do Siga é muito importante para ele e para todos os secretários e auxiliares, porque é uma ferramenta que veio para ajudar e fazer com que o trabalho flua melhor dentro do ambiente escolar. “Quero parabenizar a iniciativa da Prefeitura e da secretaria de Educação por nos proporcionarem uma formação que vai nos ajudar bastante e vai facilitar mais o andamento do trabalho na escola”, finaliza.
Texto: Amanda Cunha