Evento prestigia mães empreendedoras e que brilham no cuidado de filhos com necessidades especiais

• Atualizado há 6 meses ago

Parcerias com o Banco do Povo e Senac para qualificar e financiar atividades produtivas de mães que cuidam de crianças e adolescentes deficientes: foram algumas das ações realizadas nesta sexta-feira (17), na sede do Centro de Referência de Inclusão Educacional (CRIE) Gabriel Lima Mendes, vinculado à Secretaria Municipal de Educação (Semec). A programação teve, na parte da tarde, a presença da secretária Araceli Lemos. 

A coordenadora do CRIE, Tatiana Maia, agradeceu à equipe da instituição e lembrou que “é preciso cada vez mais viver momentos de humanização”. E destacou que “é necessário também ressaltar o conceito de economia do cuidado, porque cuidar do outro é trabalho.”

Tatiana parabenizou as mães empreendedoras: “Quando a gente cuida de vocês, nossos desejos é que vocês melhorem de renda e que todos os direitos de seus filhos sejam garantidos”. A coordenadora do Crie citou o trabalho das mães que produzem biojóias, doces e outros produtos artesanais. E ressaltou que a participação dos professores, assistentes sociais e outros técnicos cria um movimento circular: mulheres que ajudam outras mulheres.

Oficinas de qualificação

Cláudia Regina Lacerda de Carvalho cuida do neto Marcos Daniel e trabalha como diarista e artesã. Ela considera a iniciativa do CRIE muito boa. Aprendeu nas oficinas de qualificação a entregar seus produtos numa embalagem mais atraente, capaz de despertar o interesse do cliente. 

Cláudia também manifestou contentamento com o desempenho do neto, que nos últimos dois anos teve um grande avanço na escrita. “Isso foi graças ao empenho do professor Mauro e da assistente social, lá da Escola Parque Bolonha, no conjunto Verdejante, Águas Lindas, onde o Marcos estuda”. 

A secretária Araceli Lemos, que prestigiou o evento “Mães que Brilham”, destacou que cuidar de crianças que precisam de inclusão exige muita dedicação. “Primeiro é preciso conhecer a causa e ter amor pelo que faz”, destacou a secretária, em referência ao trabalho dos assistentes sociais e professores do CRIE. 

Araceli Lemos ressaltou ainda a qualidade da equipe da coordenadora Tatiana Maia. “Parabenizo as mulheres que mostram o caminho para outras mulheres”, disse a titular da Semec. E enfatizou o que só quem é mãe sabe o quanto o trabalho de cuidar dos filhos é exaustivo. “Cada uma de nós sabe a dor e a delícia de ser mãe”, afirmou.

E, infelizmente, continuou Araceli, há pouca gente para cuidar das mães. “Por isso destaco o trabalho do CRIE, porque apoia as mães de crianças com algum tipo de deficiência, que exigem um cuidado ainda maior. As mães estudam tanto para poder dar conta de um filho nessa condição que isso é de uma generosidade e de uma grandeza sem tamanho”. 

A secretária afirmou que a cada ano aumenta o número de crianças matriculadas na rede de ensino da Semec e que o importante é perceber a satisfação das mães com o trabalho das escolas e do CRIE. 

O evento foi encerrado com palestra de um nutricionista sobre alimentação saudável; uma ação de beleza; e show de música e dança, com a participação de professores do programa Arte da Cultura.  
 

Texto: Paulo Roberto Ferreira 

Texto:

Leandro Muller

Veja também