Estudantes vencedores do concurso de desenho sobre a Guarda Municipal são premiados nesta sexta, 24

• Atualizado há 4 meses ago

Ao som da melodia da banda da Guarda Municipal de Belém (GMB), mais de dez crianças e jovens participaram premiação do Concurso Cultural de Pinturas e Desenhos para a plotagem de viaturas e motos da corporação, resultado da parceira entre a Secretaria Municipal de Educação (Semec) e GMB.

O evento foi realizado nesta sexta-feira, 24, no auditório da escola Municipal Benvinda de França Messias, em São Brás. A comemoração reuniu membros das escolas, estudantes e familiares dos estudantes. Ao todo, dez trabalhos vencedores do concurso foram contemplados com certificado de participação e medalha personalizada.

Criatividade

“O trabalho desenvolvido mostra a criatividade e o entendimento de nossas crianças. Vimos que muitos desenhos eram representados por guardas mulheres, isso ressalta o olhar atento deles na sociedade, desde a primeira infância. Como secretária, muito me orgulha o crescimento de nossos estudantes e o avanço na condução de nossa rede municipal, que incentiva o potencial de todos e todas”, pontou Araceli Lemos, secretária de Educação de Belém.

O certame teve como tema “A Guarda é minha amiga, cuida de mim, de Belém e da minha escola”, após o lançamento do edital, no dia 24 de abril, 360 alunos de 26 unidades municipais se inscreveram. Deste total, 53 desenhos irão fazer parte de uma exposição organizada pela GMB.

“Para a Guarda Municipal é um orgulho ampliar o trabalho coletivo e integrado com a Semec e esse concurso é uma afirmação. Além disso, nossa frota será ampliada para monitorar as Unidades Educacionais da Prefeitura. Com os recursos do Governo Federal,  essa frota terá a plotagem de nossas crianças, isso é uma felicidade para todos nós’, afirmou o inspetor-geral da GMB, Joel Monteiro.

Premiação

O desenho campeão foi feito por uma estudante de apenas 5 anos, Emanuelle dos Santos, da Unidade de Educação Infantil (UEI) Itaiteua, do distrito de Outeiro (Daout). A pequenina, além da certificação, foi premiada com um brinquedo e um tablet. Ela contou, que escolheu os elementos que achou bonitos.

“Eu pintei a guarda, a senhora e as crianças. Eu gostei muito de fazer e pintar pensando na guarda”, relatou a estudante.
A mãe de Emanuelle, Carla Machado, conta que essa oportunidade é rica, pois é na educação infantil que as crianças podem se expressar através dos desenhos.

“Foi bem espontâneo e lúdico esse processo de criação do atendimento da Guarda Municipal como nossa amiga, como é de fato,  por todo o apoio contínuo. Isso tudo foi representado no papel pelo que minha filha fez no decorrer das aulas”, declarou Carla.

Homenagem

A Prefeitura também homenageou o estudante Felipe Freitas. Ele ajudou os colegas de sala no acidente na Escola Municipal Florestan Fernandes, no Bengui, que foi atingida por um raio no último dia 17. Ele conta, que sua ação não foi só por ele, mas por todos os estudantes.

“Eu coloquei meu plano em ordem e ajudei meus amigos. Hoje, eu quero agradecer por todos que estão aqui nesse evento e todos que estão nos dando suporte, a Semec, a Guarda e a Prefeitura. Estou aqui firme e forte, obrigado”, afirmou Felipe.

Leandro Muller

Colaboração: