Estudantes da rede municipal aprendem hábitos alimentares saudáveis com espetáculo teatral

• Atualizado há 12 meses ago

Para estimular o acesso à cultura, 200 estudantes municipais tiveram esta segunda-feira, 13, bem especial. A garotada de 5 a 12 anos foi levada para assistir à peça de teatro capixaba “A Geladeira Mágica”, encenada pelo grupo Quebra-Cabeça Cia de Teatro, que está em cartaz no teatro Gasômetro, no Parque da Residência, em Belém.

A ação foi uma parceria entre a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semec), com a empresa de eventos Soma, que é responsável pela organização do espetáculo em Belém. 

Seis escolas das ilhas de Belém foram selecionadas para o evento – Milton Monte, São José, São Sebastião Quaresma, Helder Fialho e Pedro Demo, do distrito de Outeiro (Daout) e as escolas Abel Martins, Madalena Travassos e Ana Barreau Meninéia no distrito de Mosqueiro (Damos).

Bons hábitos na infância

“A Geladeira Mágica” convida o espectador a refletir sobre os bons e maus hábitos do dia a dia, em especial sobre a importância dos alimentos naturais na nutrição diária. O espetáculo conta a história dos primos Nina e Luca que sempre se encontram para brincar na casa de sua avó, lugar em que também aprendem bastante.

No universo onde o faz-de-conta sempre pode acontecer, versões diferentes de clássicos da literatura infantil vêm à tona para apresentar novas lições de bons hábitos a crianças e a quem mais for capaz de mergulhar em seus acontecimentos.

Matheus Barbosa, 12 anos, da Escola Abel Martins, achou a peça muito boa e vai falar para os amigos que não vieram para começarem a consumir alimentos saudáveis. “Achei a peça legal e ensinou a gente a comer coisas boas e saudáveis. Quando eu voltar pra Mosqueiro vou dizer pra eles (os amigos da escolas) pra comerem também”. 

Da escola Pedro Demo, em Outeiro, participaram estudantes de projetos da biblioteca da escola. “Trouxemos crianças que nunca participaram desse tipo de evento, que são cadastradas na biblioteca e que pegam livros emprestados, diariamente”, contou a professora Josiane Cavalcante. 

Ela também afirmou que o tema da peça, alimentos naturais, vai contribuir no trabalho que já vem sendo desenvolvido com a horta escolar e a merenda balanceada. “É um reforço do que desenvolvemos na escola”, explicou a professora.

O espetáculo “A Geladeira Mágica” recebe o patrocínio da Lei de Incentivo à Cultura e a entrada foi gratuita.

Texto:

Luis Miranda

Veja também

Skip to content