[metaslider id=2481]
Para trabalhar a inclusão social e educacional a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semec), realizou na tarde desta terça-feira, 24, uma edição especial do VII Jogos Escolares Municipais, envolvendo 45 crianças refugiadas migrantes, da etnia Warao, que participaram das modalidades de cabo de guerra e queimada. Este ano, os jogos escolares têm como tema “Aliança pela Paz: Educação como Instrumento de Direitos”.
A programação ocorreu no Espaço Cultural da Escola Ruy da Silveira Brito, do bairro do Marco. As ações envolveram crianças dos três abrigos – polos Perimetral, Chaco e João Paulo -, que competiram entre si. Na plateia, amigos e familiares venezuelanos, vibravam na torcida. Durante a competição as crianças e adultos Warao também receberam merenda escolar.
“Ver as crianças participando dos jogos escolares, interagindo com as crianças de outros abrigos e da própria escola é gratificante. Antes, elas eram mais reservadas, agora já conversam mais e participam de todas as atividades escolares. É um trabalho de formiguinha, de inclusão social, que está gerando resultados promissores na área educacional”, disse Regeane Esteves, coordenadora do Atendimento Educacional Indígena da Semec.
Os alunos do polo João Paulo II ganharam na competição de cabo de guerra e queimada, mas todos os participantes receberam medalhas. “Realizamos esse trabalho educacional com os refugiados desde outubro de 2018, por meio da Pedagogia de Emergência. Trabalhamos com eles em três idiomas, Warao, espanhol e português, e observamos uma evolução na língua portuguesa e na interação social também”, ressaltou Julinda Pereira, professora no abrigo da João Paulo II.
Atendimento – A Semec, por meio da Diretoria de Educação (Died) e da Coordenação de Educação Indígena (Coedi), vem desenvolvendo desde outubro de 2018, um atendimento educacional especializado às crianças refugiadas migrantes Warao, no Abrigo Estadual Domingos Zahluth, Abrigo Provisório da João Paulo II e na Casa de Autogestão Monitorada do Município, que, atualmente, atendem aproximadamente 80 crianças, de 6 meses a 12 anos, da Educação Infantil e dos anos Iniciais do Ensino Fundamental.
Alfabetização em Movimento – Ainda na tarde de terça-feira, 24, como uma forma de aliar a inclusão à educação e cidadania, 21 alunos na faixa etária de 20 a 80 anos, do projeto Alfabetização em Movimento da Semec, que alfabetiza trabalhadores e pessoas em situação de rua, também participaram dos jogos escolares na modalidade de jogos de tabuleiro, no Centro POP, no bairro de São Brás.
“É a primeira vez que participo dos jogos escolares. Estamos jogando dominó, uma coisa que nunca procurei aprender. É muito bom separar esse tempo para brincar um pouco”, disse Pedro Rocha, de 67 anos, aluno do projeto Alfabetização em Movimento.
Jogos – Os VII Jogos Escolares Municipais começaram no último dia 20, e seguem até esta quarta-feira, 25, e têm o objetivo de mostrar a importância educativa e cultural por meio do esporte. Esta edição conta com a participação de mais de 2 mil alunos de todas as escolas municipais de Belém, nas modalidades de futsal, futebol de campo, vôlei, handebol, queimada e outros.
Texto: