[metaslider id=1502]
Desde o dia 27, escolas vinculadas a Secretaria Municipal de Educação (Semec) realizam uma série de atividades lúdicas entre bebês e adultos nos espaços educacionais. As ações fazem parte da programação da 8ª Semana Municipal do Bebê. As ações acontecem até o dia 31, próxima sexta-feira.
Com o tema “Todos Juntos pela 1ª Infância”, o objetivo das atividades é promover ações educativas e preventivas para melhorar a qualidade de vida das crianças do município, por meio do fortalecimento de vínculo emocional e afetivo entre as famílias.
Programação – Durante a Semana do Bebê, as escolas municipais estão desenvolvendo junto à comunidade escolar palestras sobre alimentação e hábitos saudáveis, apresentações culturais, oficina de cuidado e educação com o bebê, oficina de musicalização, dança com bebês e outras.
Dança – Na última segunda-feira, 27, a Dança com Bebês abriu a programação na Escola Municipal de Ensino Infantil (EMEI) Canto do Uirapuru, no bairro de Val de Cans, visando favorecer uma relação humanizada entre mães, pais e bebês. “A dança com o bebê fortalece os vínculos emocionais entre as mães e os bebês, além de cuidados no pós-parto da mãe, levando ao relaxamento de ambos e uma amamentação tranquila. Existem relatos que, por meio da dança com o bebê, há uma redução na incidência de cólicas e melhora no sono dos bebês”, explicou Rosana Reis, diretora da escola Canto do Uirapuru.
Na Unidade de Educação Infantil (UEI) Wilson Baía, a Dança com Bebês foi realizada nesta terça-feira, 27, pela manhã. A diretora do local, Aída Soares, disse que a dança é um momento de relaxamento, tanto para a mãe, quanto para o bebê. “Trazer essas mães para Unidade proporciona um momento de bem estar que é compartilhado com as crianças”, destacou.
Palestra – A importância da amamentação e da alimentação saudável das crianças de 0 a 6 anos foi o foco da palestra na Escola Municipal Lais Adrene, em Icoaraci. Visando a prevenção da obesidade, de diabetes e implantar hábitos alimentares saudáveis desde a infância para prevenir o aparecimento de doenças no futuro.
Para a médica Suzana Klautau, os primeiros 06 meses de vida do bebê depende exclusivamente da amamentação. “É importante entender que nesse período a imunidade do bebê ainda está sendo formada. É através do leite materno que a mãe passa as suas células de defesa para o bebê, dessa maneira ele fica menos sujeito a infecções em geral e até mesmo alergias. E também proporciona o fortalecimento da relação mãe-filho”, explica.
De acordo com a médica, a alimentação saudável na infância é muito importante, pois a criança está em fase de crescimento intenso, gasta muita energia e, portanto precisa do suporte nutricional correto para crescer de maneira saudável. “É importante oferecer a alimentação mais natural possível, evitando açúcar antes dos dois anos de idade e postergando ao máximo alimentos industrializados, como salgadinhos de pacote e bolachas recheadas. O excesso de açúcar pode inclusive atrapalhar a produção do hormônio do crescimento”, finalizou Suzana.
Texto: Amanda Cardoso