Escola faz exposição sobre a vida de superação e amor à arte da pintora mexicana Frida Kahlo

• Atualizado há 4 meses ago

Ao se chegar à Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Vanda Célia Ferreira de Souza, no Quinta dos Paricás, distrito de Icoaraci, a recepção era feita por dez estudantes caracterizadas de Magdalena Carmen Frida Kahlo y Calderón, ou simplesmente Frida Kahlo, que convidavam a fazer uma imersão na vida e na obra da pintora mexicana, morta aos 47 anos.

“É uma exposição importante sobre a artista que nos encantou com sua força de viver e história de superação”, explica o professor de artes Arlis Coimbra, que organizou o evento, encerrado nesta sexta-feira, 24, recebendo estudantes de outras unidades de ensino de Icoaraci. “Foi uma atividade realizada a várias mãos, parceria de estudantes, incluindo os da Educação de Jovens e Idosos (Ejai) e de toda a comunidade escolar”, completa o professor.

Exposição

A proposta da exposição era percorrer cinco salas, uma espécie de circuito cultural que contava um pouco da história da artista. A primeira visita apresentava a vida e a obra de Frida Kahlo, depois se seguia para a sala sensorial com música e flores de variadas cores, as mais vibrantes – paixão da artista; tinha ainda a sala de produções artísticas de pintura e desenho, com releitura dos estudantes sobre as obras da pintora mexicana; e também a sala para maquiagens à la Frida e, por fim, o espaço para a projeção de filmes e documentários. Respirava-se Frida Kahlo por todos os espaços da escola, decorada cuidadosamente pelos próprios estudantes, para chamar atenção também sobre a cultura mexicana.

A estudante Thiátira Victória, de 14 anos, uma das “Fridas”, apresentou um pequeno monólogo na sala de produção artística sobre a ação revolucionária da pintora: “Fico muito emocionada a cada apresentação, ela era uma mulher forte, que passou por muito sofrimento, mas nunca desistiu de si mesma, e nem de fazer a arte que transformou positivamente a vida dela, mesmo e apesar das dores que carregava”, destacou Thiátira.

“A iniciativa levou a mensagem de que nós podemos ser o que quisermos, superar dificuldades, avançar, não desistir dos nossos sonhos, a exemplo de Frida, que morreu jovem, mas nunca perdeu a força de viver e criar”, conclui a professora Rosângela Silva.

Biografia

Frida Kahlo nasceu a 6 de julho de 1907 na casa de seus pais, conhecida como La Casa Azul, em Coyoacán, na época uma pequena cidade nos arredores da Cidade do México e hoje um distrito local.

Ela foi uma pintora mexicana conhecida pelos seus retratos e autorretratos, além de obras inspiradas pela cultura popular de seu país. Dentre seus primeiros trabalhos estão “Autorretrato em um vestido de veludo” (1926), “Retrato de Miguel N. Lira” (1927), “Retrato de Alicia Galant” (1927) e “Retrato de Minha Irmã Cristina” (1928).

Silvia Sales