[metaslider id=1466]
Para finalizar a programação da 12ª edição do projeto “Direito de Ser Criança e Adolescente”, a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semec),realizou nesta segunda-feira, 20, uma mesa redonda com o tema “Rios de Paz: Navegando pelos Direitos das Crianças e Adolescentes”, no auditório da faculdade Escola Superior da Amazônia (Esamaz).
O evento, que fez referência à data de 18 de maio, Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes, reuniu cerca de 350 profissionais da educação infantil municipal. O público alvo foram gestores, coordenadores e professores de Unidades Educacionais Infantis (UEI) e de Escolas Municipais de Educação Infantil (Emei), que são profissionais diretamente ligados a crianças de zero a cinco anos.
“O ‘Projeto Direito de Ser’ está integrado à proposta pedagógica das unidades de educação infantil no desenvolvimento de práticas formativas, de sensibilização, prevenção e de combate à violência sexual contra crianças e adolescentes. Queremos que os professores sejam os grandes mediadores na disseminação dos direitos da criança e do adolescente”, disse Célia Pena, coordenadora de Educação Infantil da Semec.
“Discutir esse assunto no evento foi muito importante, pois orientou e encorajou os professores a serem também os responsáveis na identificação dos indícios dos direitos violados das crianças, e também a serem instrumentos de denúncia”, complementou Célia Pena.
Mesa – A mesa foi composta por representantes de três grandes áreas – jurídica, pedagógica e assistência social – para trazer um olhar mais amplo sobre os direitos das crianças e adolescentes. Durante o dia, o evento contou com a participação de Deomar Barroso, Juiz de Direito da Vara de Execuções Penais, que articula o projeto “Inocência Roubada”, desenvolvido junto com a Semec, nas escolas, por meio de atividades lúdicas de orientação.
Também houve palestra do assistente social e representante da ONG Rádio Margarida, Osmar Pancera, da representante do Grupo de Pesquisa Infance e professora do Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Pará (UFPA), Celita Paes, e de Mônica Maciel Soares Fonseca, Juíza de Direito da Vara de Crimes contra Crianças e Adolescentes, que pontuaram suas intervenções pela garantia dos direitos das crianças e adolescentes.
Serviço – Para fazer uma denúncia anônima sobre violência sexual contra crianças e adolescentes basta ligar para o número 100 (Disque 100) ou 181.
Agência Belém – Você ficou com alguma dúvida ou tem sugestões para enviar à Agência Belém? Entre em contato conosco pelo nosso canal de divulgação das principais ações do município pelo número (91) 98027-0629. Aguardamos sua mensagem.