[metaslider id=685]
A professora Rosa da Costa, a Rosinha, entra na quadra da Escola Municipal Josino Viana e logo é abraçada pelas crianças, que aguardam ansiosamente pelas atividades do “Teia dos Saberes”. O projeto é de Rosinha, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semec), e passou pela escola nesta sexta-feira, 26, misturando o conhecimento das disciplinas do currículo regular com a recreação, especialidade da professora.
O projeto “Teia dos Saberes” surgiu em 2017 a partir de uma observação da professora Rosinha. “Na hora do recreio eu vi os alunos correndo sem um objetivo, então tive a ideia do projeto para essa hora, que trabalhe força nos membros, equilíbrio, coordenação motora fina e ampla, cooperação entre os colegas”, lembra a professora. “A ‘Teia’ é um emaranhado de fios em que um fortalece o outro. O foco principal é a brincadeira, e os focos emergentes são a língua portuguesa, a matemática, as ciências, as habilidades motoras e a parte cognitiva”, completa.
Foram apresentadas cinco atividades para as sete turmas do 1º ao 5º ano. As crianças, que têm de 6 a 10 anos, brincaram com jogos lúdicos feitos de material reciclado e de fácil acesso. O jogo Patinete Divertido utiliza um par de garrafas plásticas presas por uma corda, o Jogo de Pegar usa coadores e bolas de tênis de mesa, o Jogo da Argola é composto por funis e argolas plásticas, o Jogo da Pinça conta com um bambolê e pregadores de roupa, e a principal brincadeira, a Teia dos Saberes, é montada com uma argola e fios coloridos.
Mais de 25 escolas já receberam o projeto. Cerca de cinco mil crianças já tiveram a oportunidade de brincar e aprender com o “Teia dos Saberes”. Jhelimmy do Nascimento, 10 anos, é aluna do 5º ano da Josino Viana e uma das crianças que se divertiu com as brincadeiras lúdicas. “A gente aprende bastante, que nós devemos brincar com os amigos, trabalhar em equipe e respeitar o próximo. Eu gosto de tudo, mas gosto mais de brincar na Teia”, avalia.
João Leal, de 7 anos, prefere brincar com o Jogo de Pegar. “É muito bom brincar jogando a bola e pegando com o coador. Eu estou mirando bastante para a gente ganhar”, conta o menino que estuda no 2º ano. No mesmo time, mas em uma turma acima, Sarah Pinheiro, também conta que se diverte com o jogo. “Eu aprendi a mirar nos alvos. Antes não conseguia ir muito bem, mas estou conseguindo melhorar”, disse a menina de 8 anos.
“Como é dinâmico, a gente conseguiu integrar os conteúdos de sala com as atividades propostas pela professora. Foi possível unir outros projetos, como de leitura, ao ‘Teia dos Saberes’”, explica a professora do 5º ano Waldiney de Avelar. A ação do projeto na Josino Viana mostrou resultado na nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2017, que chegou a 5,7 pontos, 1 ponto acima da meta projetada.
A diretora da escola, Lidianne Garcia, conta que as crianças gostam da atividade: “Elas se sentem motivadas ao aprendizado quando saem para a quadra e têm essa atividade. Elas chegam com mais energia para a sala de aula e mais abertas para o aprendizado”. O “Teia dos Saberes” seguirá promovendo atividades pelas escolas da rede municipal em Belém e em seus distritos.
Por Vanessa Pinheiro