EDUCAÇÃO – Nove mil alunos da rede municipal de Belém são avaliados pela prova do Saeb

• Atualizado há 5 anos ago

[metaslider id=2696]

O Ministério da Educação (MEC) está desde o dia 21 de outubro aplicando as provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) para cerca de 9 mil alunos de 61 escolas municipais que foram sorteadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). As avaliações, nas disciplinas português e matemática, prosseguem até 1° de novembro. O exame é realizado a cada dois anos para os estudantes do 5° e 9° ano do ensino fundamental de escolas públicas.

Na Escola Municipal Cordolina Fontelles Lima, localizada no bairro da Pratinha, a prova foi aplicada nesta terça-feira, 29, para os alunos do 5° ano dos turnos da manhã e da tarde, que assim como as outras escolas da rede fez uma campanha de conscientização e valorização da prova Saeb entre professores, alunos e familiares. Os professores da escola, desde o início do ano, vêm trabalhando o conteúdo da prova e fazendo simulados.

O diretor da escola, Sérgenson Nascimento, afirma que educação é trabalho conjunto. “A educação não é só sala de aula. Ela é família, boa alimentação, boa estrutura e hoje o município oferece boas condições para alcançarmos bons resultados”, diz Sérgenson, que promoveu um momento de descontração antes da prova, com café da manhã e oração. O diretor ainda distribuiu brindes no final da prova para parabenizar os alunos pela participação.

Professora – A professora Rosa Monteiro, que atua há 23 anos na rede de ensino, destaca que, depois da capacitação oferecida pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semec), agora é hora de colher os frutos de tudo que foi trabalhado em sala de aula. “Com uma força-tarefa, fizemos um reforço em matemática e português. E aos sábados fizemos simulados, trabalhamos questões discursivas e nos unimos para preparar ao máximo os alunos”, diz Rosa, otimista pelo desempenho dos alunos na prova.

Enzo Kauê Souza dos Santos, de 11 anos, estudante do 5° ano, estava confiante. Ele estudou em casa também e espera obter boas notas. “A professora disse que ia cair muita fração e gráficos. Aí eu falei pra minha avó, que me ajudou. Fiquei treinando bastante e hoje eu estou preparado. Vou tirar um dez”, disse.

A coleguinha de Enzo, Nayara Monteiro, de 10 anos, contou que os simulados ajudaram bastante. “Tive um pouco de dificuldade nas questões de português durante os simulados. Mas já estou bem melhor”, disse Nayara.

Muitos pais aprovaram a avaliação, como a dona de casa Cláudia Cristina Silva dos Santos, mãe de Ana Carolina da Silva Santos, de 10 anos, estudante do 5° ano. “É muito bom saber como os nossos filhos estão se desenvolvendo. A minha filha sempre fica nervosa quando está fazendo prova. Assim é bom que ela já vai se acostumando”, afirmou.

Resultados – A Semec intensificou desde 2013 as políticas públicas destinadas à educação e a cada ano de aplicação da prova Saeb vem apresentando resultados acima da expectativa.

“A Prefeitura de Belém não mede esforços para alcançar um excelente resultado na prova Saeb, começando pela estrutura da escola, com salas climatizadas, merenda escola de qualidade, formação continuada dos professores. E tudo isso buscando alcançar um resultado cada vez melhor”, afirma a titular da Semec.

Socorro Aquino citou a Prova Belém, um simulado aplicado aos alunos para que eles ganhem experiência, e os demais projetos executados nas escolas, especialmente o projeto “Reforço Escolar”, que ocorre no contraturno para revisão os conteúdos, e os projetos de leitura das bibliotecas escolares para aprimorar a leitura e interpretação de textos. “Após os investimentos feitos pela Prefeitura, os nossos alunos estão preparados para esta avaliação e esperamos que o resultado de 2019 seja um sucesso”, disse a secretária.

Texto: Tábita Oliveira
Agência Belém – Você ficou com alguma dúvida ou tem sugestões para enviar à Agência Belém? Entre em contato conosco pelo nosso canal de divulgação das principais ações do município pelo número (91) 98027-0629. Salve este número na sua agenda e mande um “Oi” no WhatsApp. Aguardamos sua mensagem.

Veja também