DIA DO REFUGIADO – Prefeitura de Belém promove oficina de biojoias para mulheres Warao

• Atualizado há 5 anos ago

[metaslider id=1703]

Em alusão ao Dia Mundial do Refugiado, celebrado no dia 20 deste mês, e ao Dia do Imigrante, no dia 25, a Prefeitura de Belém, por meio das secretarias municipais de Educação (Semec), de Saúde (Sesma) e Fundação Papa João XXIII (Funpapa), realizou nesta segunda-feira, 24, na praça Milton Trindade (Horto Municipal), uma oficina de Técnicas Profissionais de Biojoias e Artesanato para 30 mulheres refugiadas imigrantes Warao, que já trabalham com artesanato.

No parque infantil do Horto também houve uma programação com muitas atividades educativas, brincadeiras e pinturas, para cerca de 70 crianças Warao, que estavam acompanhadas das mães deles. A manhã também contou com a animada participação do palhaço Claustrofófico, da Semec.

Oficina – A oficina de biojoias foi uma ação gratuita realizada pelo idealizador e instrutor Juan Nascimento, que faz parte do Festival da Cobra Grande. A atividade envolveu técnicas com artigos de joalheria que misturam metais preciosos com material orgânico, como madeira, fibras de arumã ou casca de pupunheira, e são produzidas de forma, exclusivamente, artesanal.

“O objetivo da oficina é dar mais valor às peças artesanais, proporcionando novos conhecimentos sobre produção e venda”, explicou Manuela Porto, coordenadora do Atendimento Escolar Indígena da Semec.

“Essa ação foi uma nova experiência, tanto para os imigrantes, quanto para nós. Foram desenvolvidas atividades educacionais fora do espaço ao qual estamos habituados a trabalhar. Além dessa troca de experiências, também proporcionamos ações de assistência e saúde aos Warao”, destacou Manuela.

Saúde – A Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) ofereceu vários serviços durante a programação. As equipes do Consultório na Rua, de Referências Técnicas de Saúde Bucal, de Nutrição e do Departamento de Vigilância em Saúde (Devs) proporcionaram atividades educativas de prevenção em saúde.

Segundo Rita Rodrigues, psicóloga do Consultório na Rua, a Secretaria tem o compromisso atender aos indígenas venezuelanos com consultas, exames, vacinas, encaminhamentos para serviços especializados, incluindo o psicossocial. “Em ações como essa e no cronograma semanal de atendimentos aos venezuelanos, temos percebido, cada vez mais, a necessidade da prevenção em saúde e evitar que problemas de saúde se agravem, por isso, reforçamos as ações pontuais nesse sentido”, destaca a psicóloga.

Com foco no alto índice de comprometimento bucal dos venezuelanos, o programa de Referência Técnica de Saúde Bucal levou o escovódromo para orientar os pequenos Warao sobre higiene oral correta. “Esse trabalho de prevenção bucal já é realizando de forma fixa nos abrigos, por meio de um consultório portátil, que mostra como cuidar dos dentes, distribuindo kits para escovação. Os casos graves de problemas odontológicos, estamos encaminhando para a Rede Municipal de Saúde”, detalhou a coordenadora da Referência Técnica de Saúde Bucal da Sesma, Tércia Cavaleiro de Macedo.

Também foram repassadas orientações de como manter uma alimentação saudável para evitar doenças e desnutrição. A equipe de Educação em Saúde do Devs, do Distrito Administrativo de Belém (Dabel), repassou informações, de forma lúdica, com pintura corporal e teatro educativo, sobre sintomas e prevenção às doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, dengue, zika e chikungunya.

A ação também contou com a participação da Funpapa e de parceiros como a Organização das Nações Unidas (ONU), por meio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) e da Fundação Municipal de Assistência ao Estudante (FMAE).

Encontro – Ainda como parte da programação, nesta terça-feira, 25, a partir das 9 horas, será realizado o I Encontro de Nivelamento sobre Fluxo Migratório da Prefeitura de Belém, no auditório David Mufarrej, da Universidade da Amazônia (Unama), bairro do Umarizal.

O evento reunirá cerca de 300 servidores públicos que estão envolvidos de forma direta e indireta no atendimento aos refugiados imigrantes Warao. O objetivo do encontro é o de nivelar o conhecimento dos servidores no atendimento aos refugiados. Também haverá uma exposição e venda das peças artesanais confeccionadas das mulheres Warao.

Agência Belém – Você ficou com alguma dúvida ou tem sugestões para enviar à Agência Belém? Entre em contato conosco pelo nosso canal de divulgação das principais ações do município pelo número (91) 98027-0629. Aguardamos sua mensagem.

* Texto com a colaboração de Jaqueline Ferreira (Sesma)

Texto: Carla Fischer – Ascom Semec

Veja também