CINEMA NA ESCOLA – Projeto Ver-o-Curta lança o filme ‘Contos de Horror’ e comemora Halloween

• Atualizado há 5 anos ago

[metaslider id=2685]

A escola municipal Manuela Freitas realizou nesta quinta-feira, 31, a exibição do curta metragem ‘Contos de Horror’, do projeto Ver-o-Curta, que conta com a participação dos alunos do 8° e 9° ano. A sessão de cinema fez alusão ao Dia das Bruxas, mais conhecido como Halloween.

Criado em 2014, pela professora de inglês Walciléia Cardoso, o projeto Ver-o-Curta surgiu a partir do livro escrito pelos alunos “Manuela Conta…”, que traz histórias de terror. Na época, Henrique Fagundes, que atualmente é ex-aluno da escola, deu a ideia de transformar as histórias em filmes. E logo, a professora concordou com a sugestão.

“A ideia foi tão bem sucedida que não paramos desde então. Filmamos com a câmera do celular e outra emprestada, aqui na escola e até na casa dos alunos. Os alunos se sentem mais motivados e os outros professores relatam que eles estão mais responsáveis e concentrados durante as aulas. Eles se sentem participantes da escola”, comenta a professora, que ressalta que foram produzidos nove filmes de 20 minutos, cada, e que estão disponíveis no canal no perfil do YouTube Manuela Produções, da escola.

Produções – Entre as produções da escola está o média metragem “Belém dos Meus Encantos, que foi exibido no Cinema Olympia, um dos mais antigos cinemas do País, e que é mantido pela Prefeitura de Belém, por meio da Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel).

O curta “Conto de Horror”, de 10 minutos, é o primeiro episódio de uma websérie e traz como temática o uso indevido das redes sociais. “O filme mostra a história de um rapaz que dá importância demais a boatos nas redes sociais e desenvolve um trabalho investigativo com seus amigos para buscar a verdade”, relata Henrique Fagundes, diretor e roteirista do curta, que continua fazendo parte do projeto incentivando os ouros alunos. Apaixonado por cinema desde criança, Henrique conta que foi a partir do projeto que surgiu o interessou em fazer faculdade de Cinema.

Para Fayeli Rodrigues, de 14 anos, estudante do 9° ano, que entrou este ano na escola Manuela de Freitas, foi muito divertido participar do projeto. “Fiquei sabendo do projeto e decidi arriscar. Fiz os testes e passei. Fiquei com a personagem ‘Alek’, que tem uma personalidade mais gótica e, ao mesmo tempo, é muito extrovertida. Ela é a melhor amiga do protagonista Roger”, explica a estudante, que ressaltou o convívio com outros colegas de escola aprendendo a trabalhar em grupo. Ela também pretende se dedicar à atuação.

São 15 alunos envolvidos no projeto que já estão produzindo o segundo episódio “Aceite-se”, sobre amor próprio e auto valorização.

A estudante do curso de Pedagogia da Universidade da Amazônia (Unama), Bruna Lieuthier, ex-aluna da escola, participou do projeto desde o início e atualmente está realizando um Trabalho de Conclusão de Curso sobre as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e dos parâmetros curriculares em arte. “Além de fundamentar minha pesquisa a partir do projeto Ver-o-Curta e quero valorizá-lo, porque fiz parte deste projeto”, conta Bruna.

Durante todo o dia foram realizados várias sessões de ‘Contos de Horror’, divididas por turmas e familiares, no auditório da escola. Depois, os alunos farão uma redação desenvolvendo a temática da série sobre o uso indevido da internet.

Texto: Tábita Oliveira
Agência Belém – Você ficou com alguma dúvida ou tem sugestões para enviar à Agência Belém? Entre em contato conosco pelo nosso canal de divulgação das principais ações do município pelo número (91) 98027-0629. Salve este número na sua agenda e mande um “Oi” no WhatsApp. Aguardamos sua mensagem.

Veja também