[metaslider id=1978]
Visando a conscientização, prevenção e combate ao bullying, o projeto Bem Aventurados sensibilizou os alunos da Escola Municipal Ayrton Senna, no bairro Parque Verde, na manhã desta quinta-feira, 22. O projeto, que conta com o apoio da Prefeitura de Belém, patrocínio da Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel), em parceria com a Secretaria de Educação (Semec), apresentou teatro de fantoches, danças e promoveu o lançamento do livro “A Menina Sem Rosto”, que relata sobre o bullying no ambiente escolar.
Para Suzi Rocha, coordenadora do projeto e escritora do livro, essa foi uma oportunidade de mostrar que a escola é um ambiente para todos. “A dramaturgia do teatro de fantoche sensibilizou os alunos e mostrou que a escola é um lugar de acolhimento, respeito, inclusão e igualdade. Mostramos para as crianças o quanto o bullying é prejudicial e conscientizamos sobre as consequências que ele pode gerar no psicológico dessas crianças, podendo gerar algum trauma para elas,ao longo da vida”, detalhou Suzi.
Mensagem – O aluno do quinto ano, Saimon Ramos, de 11 anos, entendeu bem a mensagem repassada pelos bonecos do teatro. “Não devemos praticar nenhum tipo de bullying. Nem o físico, onde há a agressão a outra criança, e nem o social, que é quando a criança não aceita a outra como sua amiga. Isso é uma coisa muito feia”, opinou o aluno.
Segundo o diretor da escola, Jorge Braga, a instituição já desenvolve atividades, como gincanas, para conscientização, evitar a prática do bullying e combater as questões relacionadas à violência e ao preconceito. “Nós realizamos a gincana da disciplina, que orienta os alunos nas tarefas relacionadas à questão de não machucar o colega, não denegrir a imagem do outro e respeitar o coleguinha. E esse projeto veio somar às nossas atividades sobre como prevenir esse tipo comportamento na sala de aula”, explicou.
Projeto – O projeto mostra que todos são bem aventurados e bem-vindos, e será desenvolvido em oito escolares municipais e, em cada escola, serão doados 50 exemplares do livro “A Menina Sem Rosto”, para que seja trabalhado em sala de aula com os alunos.
Na programação, também haverá o concurso “Eu sou um Bem Aventurado”, no qual os alunos vão produzir um texto sobre o bullying e como preveni-lo. Os vencedores terão seus textos divulgados no documentário que o projeto está produzindo.
Agência Belém – Você ficou com alguma dúvida ou tem sugestões para enviar à Agência Belém? Entre em contato conosco pelo nosso canal de divulgação das principais ações do município pelo número (91) 98027-0629. Aguardamos sua mensagem.
Texto: