ATIVIDADES – Alunos da rede municipal participam da abertura do Programa Forças no Esporte

• Atualizado há 6 anos ago

[metaslider id=1068]

Na manhã desta terça-feira, 23, ocorreu a abertura das atividades do Programa Forças no Esporte (Profesp), no 2º Batalhão de Operações Ribeirinhas da Marinha. O programa tem o objetivo de dar acesso à prática e cultura do esporte e promover o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, oferecendo atividades esportivas, educacionais, lazer e atividades complementares. Cerca de 100 crianças e adolescentes participaram da abertura da programação.

O Profesp é uma vertente do Programa Segundo Tempo, do Governo Federal, desenvolvido pelo Ministério da Defesa, com o apoio da Marinha, Exército e Aeronáutica, e em Belém possui parceria com a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semec). Atualmente o programa é realizado em 16 escolas da Rede Municipal de Ensino, que estarão distribuídas entre os polos da Marinha e Exército para realização das atividades físicas.

De acordo com Sônia Massoud, diretora do Departamento de Educação Física da Semec, há três anos o projeto vem sendo desenvolvido em parceria com a Marinha e tendo a participação de aproximadamente 500 crianças. “Eu percebo a mudança de comportamento das crianças, elas aprendem a importância do respeito, aprendem a conversar e conviver melhor com os professores e familiares. A Prefeitura de Belém nos dá todo apoio para capacitarmos os professores que trabalham no projeto”, conta.

O programa também oferece um leque de oportunidades e opções para a educação, bem como alimentação saudável, reforço escolar, ações cívico-sociais, palestras, campanhas educativas, orientações de civismo, de cidadania e desenvolvimento de habilidades profissionais.

“O projeto é muito interessante e com ele aprendi principalmente a ter disciplina, além de poder participar de futsal, vôlei e outros esportes”, relata Vitória Helena Bezerra, de 14 anos, aluna da Escola Avertano Rocha.

Para Thaiane Ribeiro, de 15 anos, aluna da escola Jarderlândia, a ação é uma oportunidade de aprendizado e crescimento. “O projeto influencia na educação, no esporte e no meio familiar dos alunos que participam, pois nos permite novos conhecimentos”, explica.

Para o Comandante do 4º Distrito Naval, Newton de Almeida Costa, o trabalho desenvolvido pelo Profesp é muito gratificante e incentivador aos participantes. “Estamos aqui mostrando um caminho, uma visão de futuro para eles. É muito gratificante vermos os jovens saindo da comunidade sem oportunidades e por meio do projeto ganham uma nova perspectiva de futuro”, comentou.

A ação ocorrerá toda terça e quinta-feira e funcionará no contra turno escolar da rede municipal de educação, que irão alternar seus horários dentro das salas de aula com as horas de atividade física na Marinha.

Texto:
Amanda Cardoso

Veja também