ATIVIDADE – Alunos da escola Alzira Pernambuco participam de concurso de poesia

• Atualizado há 6 anos ago
Na construção das poesias os alunos foram estimulados a citarem qual o papel da família e dos professores.

Emoção e aprendizado marcaram o II Concurso de Poesia da biblioteca Nadir O. Moura, da Escola Municipal Alzira Pernambuco, no bairro do Marco. O evento ocorreu nesta quinta-feira, 25, e reuniu dezenas de alunos e professores.

Com o tema “A educação como instrumento para efetivação dos direitos das crianças e dos adolescentes”, a programação contou com a leitura de poesias feitas por oito alunos aos jurados escolhidos, entre eles estavam escritores, poetas, e cantores regionais. Foram classificadas três poesias.

“Toda criança tem o direito de sonhar”, poesia escrita pela aluna Amanda Favacho, do 8º ano, foi a grande vencedora. “Fico muito tocada quando vejo crianças trabalhando na rua. Eu desejo que todas as crianças tenham uma boa educação e não precisem pedir esmola nas ruas e que tenham o direito de sonhar com um futuro melhor”, disse a estudante ganhadora.

O objetivo da ação da escola é a de estimular o desenvolvimento à produção de textos e a leitura dos estudantes da rede municipal de ensino, bem como incentivar a criatividade e levar os alunos a conhecerem seus direitos e deveres. Todos os participantes no concurso tiveram acesso a livros de poesias, livros de como se constrói uma poesia e ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Após semanas analisando versos e estrofes de, aproximadamente 40 alunos, a comissão avaliadora selecionou os oito finalistas. “Os alunos se dedicaram bastante na construção das poesias e todos que participaram do concurso terão as poesias publicadas no primeiro livro de poesias da biblioteca, que é um projeto para o ano de 2020”, explicou o professor Hamilton Baker.

Dentre as poesias declamadas estava a do aluno Eduardo Gaia, 15 anos, que tem sequelas motoras em decorrência de uma paralisia cerebral.

Dentre as poesias declamadas estava a do aluno Eduardo Gaia, 15 anos, que tem sequelas motoras em decorrência de uma paralisia cerebral. “Ele recebe atendimento educacional especializado na escola, e conseguiu construir a poesia ‘Direitos dos Adolescentes com Deficiência’, com apoio da mãe e da equipe pedagógica”, observou Vera Leal, professora da sala de recursos multifuncional.

Na construção das poesias os alunos foram estimulados a citarem qual o papel da família e dos professores. “Nós fizemos a orientação de qual o papel da família na educação e qual é o papel da escola, de acordo com a própria constituição a educação é um papel do estado e da família, mostramos como eles podem respeitar tanto um quanto outro, para que eles possam se tornar cidadãos melhores e contribuir com a paz social”, destacou a bibliotecária Claudia Goes.

Para a diretora da unidade, Carla Gouveia, a iniciativa da equipe pedagógica é muito importante. “A ação incentiva os alunos a lerem, levando-os a viajar por todo mundo, bem como conhecer outros horizontes, e isso é um ganho para sociedade e para os próprios alunos”.

Texto:

Amanda Cardoso

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