Mais uma unidade de ensino municipal vive a expectativa de reinauguração do espaço realizada pela Prefeitura de Belém. A Unidade Municipal de Ensino Infantil Canto do Uirapuru, no bairro do Maracangalha, encontra-se na fase final da obra de revitalização do prédio, iniciada no mês de setembro de 2021 e com previsão de entrega para este mês de maio.
A comunidade escolar Canto do Uirapuru não vê a hora de retornar presencialmente às atividades na unidade de ensino, suspensa há mais de dois anos, por causa da pandemia da convid-19 e do início da reforma do prédio em setembro passado.
“Nós estamos sendo abençoados com essa escola que está sendo entregue toda novinha. Há sete anos não era isso que a gente via, aqui era um cenário de abandono total e, hoje, até arcondicionados vamos ter nas salas”, diz a dona de casa Andreza Amador, que tem a filha Rosa Beatriz, de 5 anos, matriculada na escola há mais de um ano.
Serviços – Na escola foram feitos reparos no telhado, na parte elétrica e hidráulica. Foi construído também no local um refeitório para os professores e demais trabalhadores da unidade, além da ampliação da copa dos alunos. As salas de aula da Canto do Uirapuru também foram climatizadas e todo o prédio recebeu também pintura e projeto paisagístico.
Outra mãe de aluno da escola Canto do Uirapuru que vive a expectativa da reinauguração da escola é a operadora de caixa Hemili Leal, mãe de Maria Clara Oliveira, de dois anos de idade.
“Esta é a primeira vez que vou deixar minha filha aqui na escola aos cuidados das professoras. Estou confiante que elas farão um ótimo trabalho com ela. A gente esperou muito por essa reforma e neste gestão está acontecendo. Isso me deixa ainda mais segura para deixar minha filha aqui”, afirma a mãe Hemili.
Atualmente a escola Canto do Uirapuru conta com mais de 200 alunos matriculados na faixa etária de 0 a 5 anos, sendo cerca de 60% desse total matriculados em horário integral e os demais divididos nos turnos da manhã e tarde. A unidade de ensino atende também a educação especial, sendo 12 anos matriculados nesse segmento de atuação.
A diretora da unidade de ensino, Sílvia Nádia Lopes Machado, é uma das profissionais que trabalham na Canto do Uirapuru que conta as horas para viver o reencontro com os alunos presencial, após tanto tempo de ensino remoto por causa da pandemia de covid-19 e a reforma do prédio.
“Estamos muito felizes, pois agora vamos oferecer para a comunidade, para nossas crianças, um ambiente muito bonito e estruturado como eles merecem”, desabafa a gestora da escola.
Kit escolar – antes de voltarem às aulas, presencialmente, os alunos da unidade receberam gratuitamente da Secretaria Municipal de Educação (Semec), no próprio prédio da escola, o kit escolar que conta com mochila, um par de uniformes, bolsa para utensílios pessoais, garrafinha de água e álcool em gel para higienização pessoal.
“Tenho filhas gêmeas matriculadas aqui, então o gasto é dobrado com elas. Saber que não vou ter que gastar com uniforme e outras despesas, já que a prefeitura está dando de graça, é um alívio muito grande para o meu orçamento”, diz o motoboy Freide Corrêa, pai das gêmeas, de 3 anos de idade.
Texto: Fabricio Lopes