Revitalização e paisagismo em fase de conclusão na Unidade de Educação Infantil Rosemary Jorge

• Atualizado há 3 anos ago

A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) e Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec), agiliza as obras na Unidade Educacional Infantil Rosemary Jorge, localizada na rua Mariano, no bairro Castanheira. Os serviços desta terça-feira, 12, são desenhos e pinturas nas paredes, implantação do gramado e espalhamento de areia e seixo.  

“Estamos muito felizes, porque há 15 anos a escola não passava por reforma. Estava com problemas estruturais sérios, hidráulicos e elétricos. Estávamos trabalhando, mas com uma estrutura precária”, conta a coordenadora pedagógica, Ana Carla Freire.

Acolhedor – A coordenadora da unidade ressalta que a comunidade escolar agradece muito à gestão municipal pela obra. “Na verdade, seria uma manutenção predial e vimos a necessidade de tantas coisas que precisavam ser feitas, como os reparos e as trocas. Agora temos um espaço mais organizado e acolhedor para as famílias. Valeu a pena a espera e estamos com o coração cheio de gratidão por receber esse espaço da prefeitura”, afirma coordenadora. 

Para a pedagoga Lucinara Barbosa, professora da turma do Jardim I, é gratificante ver como o espaço está ficando arborizado. Ela garante que as crianças atendidas no espaço também estão felizes.

“As nossas salas deram um novo ar com a pintura, não tinha grama e horta. A sensação é de nostalgia de ver o espaço, está ficando bonito e apresentável”, define a professora. 

Lucinara afirma, também, que a principal dificuldade na escola era o banheiro. “Quando levávamos muitas crianças para usar apenas um chuveiro, elas acabavam brigando. O ambiente externo só tinha lama e o mato crescia rápido, elas não podiam passar. Esse novo visual arborizado fica melhor para explorar a educação ambiental”, garante.  

Aulas presenciais

Nesta segunda-feira, 11, os alunos retornaram ao ensino presencial, podendo desfrutar do novo espaço ambiental. Esta semana é um período de adaptação dos alunos com brincadeiras. O refeitório possui álcool em gel espalhado pelas mesas e é exigido o uso de máscaras. 

A escola conta com seis turmas do Maternal I ao Jardim II, um total de 158 crianças e funciona no tempo integral, das 7h30 às 17h30. Por causa da obra, o horário de aula atual é somente das 7h30 às 11h30, até a completa finalização do trabalho de forma e paisagismo.

A reforma estava parada há dois anos e meio por causa da pandemia da covid-19. A volta às aulas foi um pedido das famílias. A horta, que estava praticamente destruída, foi toda revitalizada com limpeza e plantação de novas mudas de vegetais e hortaliças. 

A nova hortinha dispõe de couve, tomate, pepino, quiabo e pimentão e no entorno foram plantadas espécies de flores e vegetais de paisagismo como clorofito, mini-ixora vermelha, trevo-duranta, brido, gramado esmeralda e ipê amarelo. Em breve, serão plantadas bromélias para imcrementar o paisagismo da escola.

A obra foi solicitada pela direção, após as três palmeiras grandes terem destruído dos telhados, deixando muito galhos pelas redondezas do prédio, segundo informaram os professores e direção.

Infraestrutura – As janelas da Unidade Educacional Infantil Rosemary Jorge eram remendadas e foram trocadas por vidros. A cozinha está equipada com novos aparelhos, lixeira para coleta seletiva e os banheiros já foram reformados.  

A horta nas escolas foi um projeto criado pela Fundação Municipal de Assistência ao Estudante (Fmae), denominado Projeto Educando com a Horta Escolar e Gastronomia, que também está presente na UEI Rosemary Jorge. 

A cabelereira, Maria de Nazaré Barbosa, de 61 anos, tem uma a neta que estuda na UEI Rosemary Jorge. Ela afirma que as crianças criaram um entrosamento com o meio ambiente na escola e se familiarizam desde pequenas, além de aprendem a importância para as suas trajetórias.

Já o motorista Ronaldo Rodrigues, 59 anos, pai do Arthur, de 2 anos, admira o trabalho da Prefeitura e reforça a continuidade dessas obras, pois beneficia a comunidade local. “As crianças têm uma alimentação saudável e contato com natureza. Quanto mais verde melhor para a sociedade”, afirma. 

Histórico – O nome da escola homenageia Rosemary Jorge, que já atuou como presidente da Fundação Papa João XXIII (Funpapa) e ficou conhecida por prestar assistência às crianças e também era casada com o então prefeito de Belém, Coutinho Jorge.

Antes o local era um lixão e foi transformado em unidade escolar para atender a comunidade que necessitava de um espaço educacional. Em 1997, passou de creche para unidade educacional.

A metodologia de ensino é baseada na pedagogia de Paulo Freire,que conta com a interação professor e aluno, da educação infantil à educação de idosos, valorizando o diálogo. A Semec implantou esse ensino nas redes municipais desde 2021.  

Débora Lopes, estagiária, supervisionada pela jornalista, Cleide Magalhães.


Texto: Débora Lopes

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