“Leitura é um direito humano para mim e para você”, foi com essa frase que os estudantes da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental (EMEIF) Sabino Barreto, localizada no bairro Águas Negras, em Icoaraci, celebraram na manhã desta sexta-feira, 08, a reinauguração do prédio escolar.
A técnica de enfermagem Odete Martins, 31, levou a filha e estudante do 2° ano, Fernanda Martins Pontes, 7, para ver o espaço educacional renovado. “É muito gratificante ver a escola reformada, porque sei que, agora, ela vai aprender mais ainda com os professores”.
O prédio escolar foi reformado pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semec), e marca um novo momento da educação no distrito de Icoaraci. “A cada nova escola que a gente entrega reformada, conseguimos ampliar a educação infantil, um compromisso do Prefeito firmado com o povo. Então, fico muito feliz de não só rescontruir, mas de ampliar, abrir novas turmas e trazer novas crianças para a escola”, ressaltou a titular Semec, Márcia Bittencourt.
O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, fez questão de conferir a entrega do prédio escolar à comunidade icoaraciense. “Este é um momento de agradecer e parabenizar a equipe da Semec, que visitou as escolas e fez o levantamento dos problemas para a elaboração dos projetos. Em Belém, vivemos um momento importante da educação, que é construção e reconstrução. O nosso governo é o Governo da Nossa Gente e todas as nossas políticas, inclusive na educação, tem que expressar essa visão: garantir a todos e todas o direito ao exercício pleno da cidadania”.
Estrutura – A EMEIF Sabino Barreto tenda 566 estudantes entre alunos da educação infantil, ensino fundamental e educação especial, nos turnos da manhã e tarde.
O prédio escolar foi o sétimo a ser entregue pela Prefeitura de Belém, que, no momento, atua com um cronograma de manutenção de 83 instituições de ensino, visando reformas e construções de prédios escolares, como parte da ação Escola Bem Cuidada.
No empreendimento foram investidos R$ 223.292,20, oriundos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). A unidade educativa recebeu serviços de revisão da cobertura, revitalização dos banheiros, revitalização do piso e impermeabilização da laje, revitalização do muro, construção da casa de gás e revisão elétrica, além de pintura interna e externa.
A partir da conclusão da obra, iniciada em outubro de 2021, a EMEIF Sabino Barreto volta com o ensino presencial para desenvolver, na prática, o projeto político-pedagógico “Belém, Cidade Alfabetizadora, Educadora e Inclusiva”.
“A gente esperava muito por essa refoma e estamos vendo o quanto foi muito válida. A escola está bem bonita. A minha filha e minha sobrinha, alunas daqui, estavam ansiosas pra participar desse momento”, contou a esteticista Iris Barbosa, de 30 anos.
Programação cultural – As comemorações foram celebradas com música e dança, com o grupo Mairi dos Povos. O evento contou ainda com declamação de poesia feita pelos alunos da escola, sob a orientação do professor Wilson Tadeu Amoras, técnico do Sistema Municipal de Bibliotecas Escolares (Sismube).
Homenagens – A comunidade escolar foi presenteada também com a reforma da biblioteca Jerceu Benedito Leão, que homenageia o ex-diretor da escola e ex-coordenador pedagógico da Semec falecido em 2021, vítima da covid-19.
Alunos, trabalhadores e gestores da Sabino Barreto também homenagearam a professora Maria Bernadete Santos de Oliveira, servidora municipal há 28 anos, que se destacou na gestão da EMEIF Sabino Barreto, entre 2015 a 2018. Atualmente, ela atua na Educação de Jovens, Adultos e Idosos, na EMEIF Liceu Escola Mestre Raimundo Cardoso, em Icoaraci.
Projetos – A Prefeitura de Belém tem o compromisso de estimular a alimentação saudável. Por esse motivo, Sabino Barreto desenvolve a proposta pedagógica com o projeto Horta Escolar e Gastronomia, para estimular a alimentação saudável a partir do plantio e cultivo de legumes e hortaliças para compor a merenda escolar.
A Prefeitura de Belém incentiva a escola a desenvolver outros projetos, como o projeto Biblioteca e Sala de Leitura, para cultivar o hábito da leitura e pesquisa; projeto Sala de Recursos Multifuncionais, com o objetivo de atender crianças com deficiência no contra turno; e o projeto Sabin’Art, com foco na reciclagem e aproveitamento dos recursos naturais e do próprio lixo.
“A reforma traz autoestima de toda a comunidade. As nossas crianças ficam mais felizes com a escola mais bonita. O espaço reformado vai contribuir muito para termos uma Belém Alfabetizada”, afirmou a diretora da escola Blunilde Brito Bernardo Brasil.
História da escola Sabino Barreto – Em 2002, lideranças de centros comunitários e associações de moradores reivindicaram a construção de uma escola no bairro de Água Negras, no distrito de Icoaraci, num espaço que era utilizado como campo de futebol e trazia insegurança aos moradores.
Após várias tentativas, a escola foi inaugurada no ano 2015, emprestando o nome a um incansável membro da comunidade, que dedicou sua vida a apoiar a educação das crianças da área.
Texto: Joyce Assunção