“A nova estrutura vai facilitar muito o desenvolvimento do aprendizado da minha filha, tanto os alunos como os professores terão mais suporte, porque antes era muito precário”, comentou Luciana Costa, mãe de aluna Thielly, de 7 anos, ao testemunhar a reinauguração da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental (EMEIF) Professora Amália Paumgartten, no bairro do Guamá, totalmente reformada.
A unidade é uma das 83 escolas municipais, que estão no cronograma de manutenção, reforma e construção da Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semec).
“O sonho é ver Belém uma cidade leitora, alfabetizada e educadora. Nossa cidade é um sonho que se constrói com a luta pela educação de qualidade”, disse o prefeito Edmilson Rodrigues.
Com um investimento de R$ 486.114,28, a unidade educativa passou por obras de reforma completa, entre serviços de manutenção da cobertura, manutenção das instalações elétricas, drenagem interna da escola, pintura geral, sistema de combate a incêndio, reforma da quadra poliesportiva e paisagismo. O investimento faz parte do Fundo Municipal de Educação (FME).
Transformação – “É uma emoção muito grande ver a escola reinaugurada para os nossos alunos. Eles merecem esse espaço digno e graças ao governo da nossa gente estamos vivendo este momento, porque antes estávamos esquecidos”, disse a diretora da escola Isvanete Ferreira.
Segundo a secretária municipal de Educação, Márcia Bittencout, “é pelos alunos e professores que a transformação acontece e a nossa Belém, cidade alfabetizada, está sendo construída”.
Com a entrega da escola Professora Amália Paumgartten, agora são sete unidades de ensino entregues completamente reformadas pela Prefeitura de Belém à população.
Taís Cristina Almeida, mãe da aluna Laura, de 5 anos, conta que agora o sentimento é só de alegria pelo espaço renovado. “Eu só sinto alegria, pelo bairro ter uma escola adequada para a educação da minha filha”.
Kit escolar – Na solenidade de reinauguração, as crianças Vicente Santos e Sabrina Lima receberam, simbolicamente, o kit escolar disponibilizado pela Prefeitura de Belém. Todos os alunos da escola receberão o kit de material escolar, que inclui mochila, bolsas de uso pessoal, kit covid-19 – com máscara e álcool em gel -, além de garrafinhas para água e cadernos, especialmente criados para a rede. O material foi criado pela designer Livia Weyl da Semec.
Homenagem – No evento, a comunidade escolar fez uma homenagem póstuma ao então servidor Marcos Venicius Lima, falecido em 2020. Ele atuava na manutenção da escola.
A viúva de Marcos, Roseli Carvalho Neves, relatou a emoção do momento. “Ele era um bom homem, prestativo, foi uma perda muito grande. Com essa homenagem, onde ele estiver tenho certeza que está feliz por saber que foi muito amado”.
História – A Escola Profª Amália Paungartten está localizada na Avenida José Bonifácio, passagem Santa Rosa S/N, entre a passagem Popular e Av. Bernardo Sayão, no bairro do Guamá. Ela atende 595 estudantes da educação infantil e fundamental, nos turnos da manhã e tarde.
A unidade foi inauguração em 10 de março de 1957 com o nome de República da Venezuela, durante a gestão do então prefeito Celso da Gama Malcher. Em 1965, passou por uma extensa reforma, sendo reinaugurada na gestão de Alacid da Silva Nunes, recebendo o nome Professora Amália Paumgartten, a primeira professora da escola.
Texto: Madson Sousa