A Conferência Municipal de Educação de Belém (Conmeb) e a Conferência Estadual Popular de Educação (Conepe) chegam ao último dia de evento. Os eventos foram promovidos pelos Fóruns Municipal e Estadual de Educação no Centro de Eventos Benedito Nunes, na Universidade Federal do Pará (UFPA).
Reconstrução – Foram três dias intensos de discussões sobre o tema “Reconstrução da educação pública e popular rumo ao novo Plano Municipal de Educação de Belém”. A participação de trabalhadores da educação e da sociedade civil marca a retomada dos diálogos na educação.
A secretária municipal de Educação (Semec), Márcia Bittencourt, destacou a importância das conferências para uma cidade alfabetizada e educadora. “Durante os dias de debates, vamos tirar os delegados para a Conferência Estadual e para a Conferência Nacional, juntos transformar esse país. Porque a educação junto com os educadores irão transformar e garantir as mudanças na educação municipal de Belém. Vamos construir uma nova história, uma nova educação para o Brasil. Todos juntos, rumo a um novo país que se levanta”, afirmou a secretária.
A Conferência foi realizada pelo Fórum Municipal de Educação de Belém (FME) e pelo Fórum Estadual de Educação do Pará (FEE/PA). O FME foi restituído recentemente, após seis anos inoperante, sendo um dos eixos planejados pela Prefeitura de Belém para o processo democrático e participativo na educação pública.
Carine Coelho, coordenadora da Unidade de Educação Infantil (UEI) Aurá, localizada no distrito de Águas Lindas, participou do GT2 que foi voltado para a Educação Fundamental e Alfabetização, destacou a importância dos três dias de conferência com a participação da sociedade.
Divisor de águas – “Este momento foi importantíssimo, pois estou há sete anos na rede, essa é a primeira vez que participo de alguma decisão no coletivo. Antes, recebíamos a proposta pronta. Agora temos a oportunidade de construir as propostas no que pretendemos trabalhar na educação, do que vivenciar na educação de Belém. É um momento histórico! Um divisor de águas. Agora podemos construir juntos e ver a melhoria da educação para nossos alunos”, conta.
O professor cego Eliéser Rego das Neves, que atua na Escola Municipal Inês Maroja, no Barreiro, participou dos três dias de programação. Participante do GT5, de Educação em Tempo Integral, acredita que as discussões específicas da área que foram apresentadas foram um pontapé muito importante para o Plano Municipal de Educação.
“Na medida que decidiram analisar como se encontra a educação hoje nas escolas de tempo integral, levantar expectativas do plano de metas pré-estabelecidos para que o gestor municipal, a médio e longo prazos, possa implantar as escolas de tempo integral na rede municipal de ensino”, diz.
Plenárias – Nesta quinta-feira, 31, ocorreram as plenárias dos 14 grupos de trabalho, com orientações aos 300 delegados que vão representar Belém na IV Conferência Estadual de Educação (Conaee), que será realizada nos dias 14 e 15 de junho de 2022, em Belém, além da Conferência Nacional de Educação (Conape), que será realizada nos dias 15 a 17 de julho de 2022 em Natal (RN).
Texto: Amanda Cunha