Prefeitura promove o primeiro passeio ciclístico do servidor municipal

• Atualizado há 3 anos ago

Nas primeiras horas deste domingo, 27, cerca de 150 servidores da Prefeitura Municipal de Belém e seus familiares  já aguardavam no estacionamento do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor), ao lado do Parque Estadual do Utinga, no bairro do Curió-Utinga. Eles estavam na expectativa da largada do 1° Passeio Ciclístico das Servidoras e Servidores Municipais de Belém, organizado para lançamento do  projeto “O Servidor e a Cidade – Mobilidade Ativa”.

Após receber kit com água e frutas e fazer os exercícios de alongamento, por volta das 7h30, os participantes do evento ciclístico saíram rumo ao Ver-o-Rio, no Umarizal, onde a programação continou com a apresentação musical do artista e oficineiro da Semec, Rafael Lima, com os alunos da escola municipal Alzira Pernambuco, sorteio de três bicicletas e exposição sobre a história da bicicleta.

Bem-estar – Servidor da Secretaria Municipal de Educação (Semec) há mais de 20 anos, Jean Silvan Batista, de 57, elogiou o passeio ciclístico. Pois, para ele, mostra a preocupação da Prefeitura de Belém em promover o bem-estar dos servidores municipais.

“Que esse evento seja o primeiro de muitos passeios ciclístico, porque vai contribuir muito à nossa saúde. Precisamos muito desse incentivo. Iniciamos o nosso passeio aqui perto do Parque do Utinga e vamos até a nossa janela para o rio, o Ver-o-Rio “, disse Jean, acompanhado da esposa Vânia Silva Soares, de 49.

Servidor há 19 anos da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), Carlos Augusto Franco Pinto, de 55 anos, morador do CDP, trabalha na área da educação ambiental e diariamente segue para o trabalho de bicicleta. Ele estava empolgado na chegada do pesseio ciclístico e aproveitou para ver a exposição sobre a história da bicicleta.

“Essa iniciativa do governo do povo é excelente. Estou renovado aqui e aproveitei pra conhecer a história da bicicleta. Nas gestões anteriores nunca fizeram um passeio desse pra gente, o que o prefeito tá fazendo por nós é muito gratificante”, disse.

Valorização do servidor – Desde janeiro de 2021, início da gestão do prefeito Edmilson Rodrigues, a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Administração (Semad) e demais secretarias municipais, articula formas maior aproximação do servidor municipal, para, além do trabalho, proporcionar momentos de lazer e bem-estar, entre eles, o 1° Passeio Ciclístico.

“Esse projeto é um estímulo aos servidores para que participem dos grandes desafios identificados para Belém. Então, é importante a participação deles nos projetos voltados às melhorias da cidade. Hoje, lançamos esse projeto que chamamos de Servidor e a Cidade e dentro dele há a Mobilidade Ativa”, informou a titular da Semad, Jurandir Santos Novaes. 

Ela comentou que na Semad já existe o “Paraciclo, para que o servidor tenha um lugar seguro para guardar a sua bicicleta, uma forma de valorização dos servidores que começou a ser discutida lá no programa de governo”. Diz, ainda, que o projeto será ampliado para várias bairros da capital paraense, como por exemplo, o distrito de Icoaraci.

O objetivo da Prefeitura de Belém é oportunizar aos servidores adesão ao uso de bicicletas a partir de linhas de financiamento, para incentivá-los a fazerem uso delas como meio de transporte diário e promover o bem-estar de todos e levar a capital paraense a ser referenciada como a cidade das bikes.

O vice-prefeito Edilson Moura participou da confraternização dos ciclistas no Ver-O-Rio e enfatizou que a gestão municipal está empenhada em transformar Belém em uma cidade sustentável ao que diz respeito à mobilidade urbana, que inclui a utilização de bicicletas.

“A bicicleta é um meio saudável para as pessoas se deslocarem para os lugares que desejar. O governo da nossa gente está fazendo o trabalho de arborização da cidade, o que é importante no deslocamento do cidadão também”, ressaltou o vice-prefeito. Ele adiantou que neste ano de 2022 a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), pretende fazer cerca de 40 Km de ciclofaixas e ciclovias.

Texto: Joyce Assunção

Veja também