Para repassar orientações gerais para este ano ao letivo de 2022, a Secretaria Municipal de Educação (Semec) promoveu recentemente a primeira reunião formativa presencial com coordenadores de Unidades de Educação Infantil (UEIs) e Escolas Anexas.
O encontro ocorreu no auditório da Universidade da Amazônia e abordou o trabalho intersetorial das coordenações envolvidas com as temáticas das infâncias na rede municipal de ensino. Contou com a participação da secretária Municipal de Educação, Márcia Bittencourt, e a apresentação de orientações pedagógicas da Coordenação de Educação de Campo, das Águas e das Florestas (Coecaf); Sistema Municipal de Bibliotecas Escolares (Sismube) e Centro de Referência em Inclusão Educacional Gabriel Lima Mendes (Crie).
A importância do realinhamento pedagógico para iniciar o ano letivo com as crianças foi um dos destaques feitos pela coordenadora da Educação Infantil da Semec, Míriam Amaral.
”Essa é a primeira reunião formativa presencial com os gestores da educação infantil, uma vez que ano passado, quando chegamos à gestão, só realizamos reuniões on-line, e a partir do dia 21 de março, voltaremos 100% presencial com todas as turmas da Educação Infantil. Estamos com todos os docentes e os demais trabalhadores das unidades vacinados contra covid-19”, ressaltou.
Ainda durante a reunião, além do diálogo pedagógico, houve a apresentação do Caderno da Coordenação de Educação Infantil (Coei), que é um projeto de documentação pedagógica referente ao fluxo de atividades desenvolvidas no cotidiano das unidades de educação infantil.
”Trabalhamos em equipe para reunir em um único caderno todos os protocolos administrativos e pedagógicos que tratam da especificidade da educação infantil. São ações que tratam, desde a chegada da criança na Unidade até os relatórios de avaliação, do desenvolvimento e aprendizagem da criança, e informações administrativas e pedagógicas que visam contribuir com a gestão das Unidades de Educação Infantil”, explica a coordenadora.
Texto: Amanda Cunha