Debate presencial envolve temáticas das infâncias na rede municipal de ensino

• Atualizado há 3 anos ago

Para repassar orientações gerais para este ano ao letivo de 2022, a Secretaria Municipal de Educação (Semec) promoveu recentemente a primeira reunião formativa presencial com coordenadores de Unidades de Educação Infantil (UEIs) e Escolas Anexas. 

O encontro ocorreu no auditório da Universidade da Amazônia e abordou o trabalho intersetorial das coordenações envolvidas com as temáticas das infâncias na rede municipal de ensino. Contou com a participação da secretária Municipal de Educação, Márcia Bittencourt, e a apresentação de orientações pedagógicas da Coordenação de Educação de Campo, das Águas e das Florestas (Coecaf); Sistema Municipal de Bibliotecas Escolares (Sismube) e Centro de Referência em Inclusão Educacional Gabriel Lima Mendes (Crie).  

A importância do realinhamento pedagógico para iniciar o ano letivo com as crianças foi um dos destaques feitos pela coordenadora da Educação Infantil da Semec, Míriam Amaral.

”Essa é a primeira reunião formativa presencial com os gestores da educação infantil, uma vez que ano passado, quando chegamos à gestão, só realizamos reuniões on-line, e a partir do dia 21 de março, voltaremos 100% presencial com todas as turmas da Educação Infantil. Estamos com todos os docentes e os demais trabalhadores das unidades vacinados contra covid-19”, ressaltou.

Ainda durante a reunião, além do diálogo pedagógico, houve a apresentação do Caderno da  Coordenação de Educação Infantil (Coei), que é um projeto de documentação pedagógica referente ao fluxo de atividades desenvolvidas no cotidiano das unidades de educação infantil. 

”Trabalhamos em equipe para reunir em um único caderno todos os protocolos administrativos e pedagógicos que tratam da especificidade da educação infantil. São ações que tratam, desde a chegada da criança na Unidade até os relatórios de avaliação, do desenvolvimento e aprendizagem da criança, e informações administrativas e pedagógicas que visam contribuir com a gestão das Unidades de Educação Infantil”, explica a coordenadora.

Texto: Amanda Cunha

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