Uma das unidades de ensino de referência no distrito de Icoaraci, a Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Sabino Barreto, localizada no bairro de Águas Negras, recebeu a visita do prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, na manhã desta sexta-feira, 4. O objetivo da visita foi verificar, junto com a equipe de governo, as obras de revitalização do prédio da escola que já se encontram em fase final.
A diretora da escola, Blunilde Brasil, não esconde a ansiedade pela reinauguração da unidade de ensino. “A nossa comunidade escolar está muito honrada por ter recebido toda essa reforma. Por aqui todo mundo está entusiasmado, as crianças já querem voltar para as aulas presenciais. A escola está linda e vamos receber nossos alunos da melhor forma possível”, disse a gestora.
Atualmente a Escola Municipal Sabino Barreto possui 564 alunos matriculados entre 4 a 11 anos de idade que residem entre os bairros de Águas Negras, Maracacuera e Recanto Verde, em Icoaraci.
As obras no prédio foram iniciadas em setembro de 2021 e têm previsão de entrega para março de 2022, segundo a Secretaria Municipal de Educação (Semec). No local, que conta com 10 salas de aula, foram feitos reparos na parte hidráulica, elétrica, piso e pintura.
“Essa é uma das 77 escolas que estão em reforma dentro do governo da nossa gente. Faz parte do planejamento da Semec entregar as escolas reformadas para o retorno das aulas presenciais, depois de dois anos fora da escola por causa da pandemia de covid-19, para construir essa Belém alfabetizada e leitora que queremos”, explicou a secretária municipal de Educação, Márcia Bittencourt.
A dona de casa Tâmara Cruz tem dois filhos matriculados na escola Sabino Barreto desde 2019, e lembra das dificuldades de infraestrutura que a escola passou nas outras gestões, principalmente com a falta de água constante, o que fazia a direção suspender as aulas.
“Hoje eu me sinto mais segura em deixar meus filhos aqui nessa escola que está bonita e mais segura. A equipe de profissionais aqui sempre foi boa e agora com a reforma da escola o trabalho deles ainda vai ficar melhor”, declara Tâmara Cruz.
O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, que liderou a visita, disse que a escola está pronta, que a comunidade está feliz com isso e que há qualidade no ambiente de ensino, aliada ao compromisso da gestão com a garantia do direito de toda a criança à educação.
“Temos que criar condições, em todos os sentidos, para que a criança não abandone a escola e é isso que estamos fazendo entregando em breve a escola reformada”, afirmou o prefeito.
Mudança de realidade
Para a comerciante Suzane Santos, que mora há mais de 20 anos em frente à Escola Sabino Barreto, na rua Hélio Amanajás, o governo de Edmilson Rodrigues sempre teve compromisso na área.
“A primeira vez que o Edmilson veio aqui, ainda em sua segunda gestão, ele fez um complexo esportivo, a caixa d’água e a pavimentação nas ruas. Com a reforma dessa escola conseguimos ver nossos impostos pagos voltando para a comunidade”, conta Suzane.
A comerciante ainda explica o que essa entrega vai representar para a região. “Para a gente que mora na periferia, ter uma escola totalmente revitalizada é algo maravilhoso. As crianças tendo essa oportunidade de ir para uma escola boa e com merenda de qualidade era um sonho distante para a gente, que agora se torna realidade”, disse Suzane Santos.
Texto: Fabricio Lopes