Prefeitura de Belém inicia vacinação contra o HPV nas escolas municipais

• Atualizado há 3 anos ago

Com o objetivo de aumentar a cobertura vacinal na cidade, a Prefeitura de Belém iniciou nesta segunda-feira, 7, a campanha de vacinação contra o Papilomavírus Humano (HPV) em escolas da rede municipal de ensino. As Secretarias Municipais de Saúde (Sesma) e de Educação (Semec) são as responsáveis pelo processo nas unidades de ensino. 

Até o dia 16 de março, oito escolas municipais servem de postos de vacinação contra o HPV. A Escola Municipal Padre Leandro Pinheiro, localizada no bairro do Guamá, foi a primeira a receber a equipe de profissionais da Sesma para imunizar os alunos da unidade de ensino e atender outras crianças e adolescentes do bairro do Guamá.

Público alvo – A campanha de vacinação contra o HPV nas escolas tem como foco meninos da faixa etária de 9 até 14 anos de idade e meninas dos 11 aos 14 anos. A estudante Isabela Caroline Costa da Silva, de 9 anos, foi uma das crianças que se vacinou na manhã desta segunda-feira, 7, na Escola Padre Leandro Pinheiro, no Guamá. Ela é aluna da escola e mora no bairro. 

“Se vacinar faz bem para a saúde e graças a Deus eu tomei hoje a minha vacina”, disse Isabela, após receber a primeira dose da vacina contra o HPV. A estudante estava acompanhada da mãe, Caroline da Silva, que destacou a importância dos responsáveis levarem os filhos para vacinar.

“Pais, venham trazer suas crianças para se prevenirem contra esse vírus e vacinem seus filhos contra outras doenças também. Isso é importante”, enfatizou Caroline. Ela destacou o papel de mobilização da escola para os moradores aderirem à campanha. “Eu fiquei sabendo que hoje teria vacinação graças às professoras, que entraram em contato comigo avisando para trazer minha filha, que estuda aqui, para se vacinar”. 

A secretária municipal de Educação, Márcia Bittencourt, acompanhou esse primeiro dia de vacinação nas escolas municipais e destacou também o empenho da Prefeitura de Belém, por meio da Sesma e Semec, para combater o HPV e, consequentemente, o câncer de colo do útero, doença provocada pelo vírus. 

“No mês de março, mês das mulheres, a Semec e Sesma decidiram trabalhar juntas para vacinar contra o HPV e combater o câncer de colo de útero. Isso é demonstra o cuidado com as nossas mulheres, nossas meninas e adolescentes. Para uma Belém educada e bem cuidada nós precisamos vacinar”, pontuou a secretária Márcia Bittencourt . 

Mês das Mulheres e vacinação do HPV
A campanha de vacinação contra o HPV nas unidades municipais de ensino integra também as ações da programação do Dia Internacional da Mulher, 8 de março, idealizada pela Prefeitura de Belém.

O HPV é o principal causador do câncer de colo de útero, doença que acomete as mulheres. Por isso, vacinar as meninas entre 11 e 14 anos é a medida mais eficaz de prevenir esse tipo de câncer entre as mulheres. 

“Até o final da campanha, pretendemos aplicar em cada escola de 100 a 200 doses da vacina contra o HPV. A ideia é chamar a atenção da população para a importância dessa vacinação, que pode levar a um câncer de colo de útero nas meninas ou de pênis nos meninos, por isso a necessidade de vacinarmos ambos os sexos”, explicou o diretor de Vigilância em Saúde da Sesma, Cláudio Salgado. 

Escolas municipais que estão vacinado contra o HPV
08/03 – 9h às 16h – Escola Gabriel Lage da Silva;
09/03 – 9h às 16h – Escola Parque Bolonha;
10/03 – 10h às 17h – EMEIF Prof. Pedro Demo;
11/03 – 9h às 14h – Escola Manuela Freitas;
14/03 –  9h às 14h – EMEF Parque Bolonha;
15/03 – 9h às 14h – EMEIF Inês Maroja Distrito;
16/03 – 9h às 14h – Liceu Escola mestre Raimundo Cardoso.

A Sesma ressalta que a vacina contra o HPV também segue disponível o ano todo nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h. Em setembro de 2022 deve ocorrer a Semana Municipal de Prevenção ao HPV.

Texto: Fabricio Lopes

Veja também