Educadores infantis da rede municipal de ensino participaram da primeira formação permanente, promovida pela Coordenação de Educação Infantil (Coei) da Secretaria Municipal de Educação (Semec).
A Escola de Educação Infantil, sua gestão e planejamento docente na contemporaneidade: desafios e possibilidades foi o tema da aula magna realizada pelo canal do Núcleo de Informática (Nied), no Youtube.
Mais de 20 mil crianças são atendidas na educação infantil na rede municipal de Belém, divididas nas turmas de Berçário I e II, Maternal I e II, que atendem às crianças de 0 a 3 anos, conhecidas como turmas creches, e também as turmas de Jardim I e II, que correspondem às crianças de 4 a 5 anos, turmas de pré-escola, matriculadas em 153 unidades educativas da rede municipal.
Projeto integrado de formação
A reunião proporcionou trocas de experiências e de saberes entre os professores, gestores e profissionais que vivenciam o universo da educação infantil. Também foi apresentado o lançamento do Plano Prointer, projeto integrado de formação permanente de profissionais docentes e não docentes da educação infantil.
O Prointer tem como missão integrar as coordenações da diretoria de educação para qualificar as formações, tendo como centro as temáticas sobre as infâncias de Belém e seus territórios.
Debate – ”A educação infantil foi reconhecida, declarada, regulamentada, legislada como direito à educação e como dever de estado na esfera do sistema educacional do brasileiro. Quando se integra um sistema, ele tem características comuns educacional e profissional habilitado, uma intencionalidade previamente planejada numa proposta pedagógica, ele tem compromisso com o desenvolvimento da criança”, ressalta a professora Rita Coelho.
Ela também destacou que durante o período da pandemia os direitos à educação infantil foram violados, pois o atendimento on-line não corresponde ao direito da educação infantil.
”A violação desses direitos tem consequências para a política, sociedade e, principalmente, para as crianças. Porém, esses efeitos não são sinônimos de perdas, porque tivemos alguns ganhos, como o uso das tecnologias. Elas não substituem o professor dentro de sala de aula, mas complementa o presencial”, afirma.
Desafio na pandemia
O desafio enfrentados pelas crianças e professores durante a pandemia foi o uso das tecnologias, condicionado às condições de acesso, pois eram inadequadas e não abrangiam ambas as partes. Muitos pais das crianças não tinham acesso ao celular, computador ou tablet e também muitas escolas não tinham acesso à internet.
A educação infantil tem como identidade o respeito, a defesa e a compreensão do direito da criança. Ela tem direito, desde o nascimento, à educação como dever do estado. É um campo de trabalho profissional e de luta política, principalmente das mulheres.
Esse e outros debates da Coordenação da Educação Infantil (Coei) estão disponíveis no canal do Núcleo de Informática Educativa (Nied), no Youtube. O encontro foi mediado pela professora Nilcilene Dias, da Coei, com participação das intérpretes de Libras, Ohana Matias, Luanne Favacho e Cássia Mendes.
Texto: Amanda Cunha