Programação especial acolhe professores na Escola Municipal Renildes Nunes Batista

• Atualizado há 3 anos ago

A Secretaria Municipal de Educação (Semec) já contratou 1.448 profissionais de diversas áreas, através de dois processos Seletivos Simplificados (PSSs), realizados em 2021. Nesta quinta-feira, 10, a Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Renildes Nunes Batista, localizada no distrito de Outeiro, realizou a acolhida de novos profissionais, entre professores e outros prestadores de serviços. A escola atende 157 crianças, distribuídas na educação infantil e Fundamental do 1º  ao 5° ano.

A professora Aline Rodrigues, técnica de referência do distrito, foi até a escola para um bate-papo com os novos contratados com a intenção de orientá-los sobre o ensino em ciclos da rede municipal, sob a pedagogia de Paulo Freire, patrono da educação brasileira.

A pedagogia freireana, adotada pela atual gestão da Prefeitura de Belém, norteia as atividades escolares desde o acolhimento dos alunos no ano letivo que se inicia.

Aline explica que a rede municipal de ensino de Belém se organiza em ciclos, uma inovação pedagógica que se sustenta no socioconstrutivismo, uma metodologia que compreende a aprendizagem como parte do próprio desenvolvimento do aluno e não como resultado desse desenvolvimento. 

Contribuição à educação transformadora

Durante a atividade houve trocas de experiências entre os professores, assim como esclarecimentos sobre o início das aulas presenciais de 2022.

Rosângela Santos, educadora e nova contratada da rede municipal, contou que a palestra foi esclarecedora e vai ajudar no seu desempenho com os alunos da rede pública, uma vez que ela vem de realidades diferentes. ”Estamos aqui para aprender e compartilhar. Pretendo contribuir da melhor forma possível”, afirma.

O professor de artes Sílvio Barbosa, morador das proximidades da ilha de Outeiro, pretende desenvolver várias atividades artísticas e fomentar manifestações culturais em sala de aula e na escola, como bois e quadrilhas juninas, além de contribuir para que os alunos conheçam outros tipos de artes, como pinturas, esculturas e instalações.

”Foi importante perceber o quanto a teoria de Paulo Freire está inserida no processo de ensino e educação. A palestra contribuiu para fazermos um planejamento voltado a uma perspectiva significativa para os alunos”, acrescenta o professor.

A diretora Márcia Moraes, que há dois anos está à frente da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Renildes Nunes Batista, diz que apesar das dificuldades enfrentadas buscará construir junto com os novos professores e com a comunidade de Outeiro um processo de ensino-aprendizagem de qualidade.

”Trabalho para que esta escola possa ser agente interventora. Sou moradora da região e sei a realidade das nossas crianças e dos pais. A equipe nova veio para somar, são professores comprometidos e interessados em realizar seu trabalho com excelência e que vai ter efeito em nossa comunidade”, declara.

Texto:

Amanda Cunha

Veja também