Escola Municipal Olga Benário comemora 20 anos de conquistas no bairro Águas Lindas

• Atualizado há 4 meses ago

Rua de lazer, exposição fotográfica, teatro, dança e apresentação do novo uniforme das crianças, são algumas das atrações dos festejos dos 20 anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Olga Benário, nesta quarta-feira, 29 de maio. 

Localizada no bairro de Águas Lindas, a escola começou a funcionar, em 2004, com um bloco de quatro salas de aula. Atualmente conta com oito salas de aulas, todas refrigeradas, quadra de esportes coberta, biblioteca, área de convivência, refeitório, sala de informática e atendimento educacional especializado. 

Relevante – A escola funciona em quatro turnos (manhã, intermediário, tarde e noite) com 767 estudantes matriculados e tem se destacado nos últimos anos pelas conquistas pedagógicas de seus estudantes. Em 2023 ganhou seis premiações na 1ª Mostra de Inovação e Tecnologia em Educação (Mite); no projeto “Alfabetização à Mesa: sabores e saberes”; e também na área esportiva, onde vários atletas se destacaram no Rio de Janeiro e Sergipe, em eventos promovidos pela ONG “Pé descalço, voando alto”. A estudante Pâmela de Sousa da Silveira ganhou o concurso de desenho para ilustrar o calendário do Sindicato da Habitação.

A escola é uma referência para os moradores do bairro, que conta com uma população de mais de 10 mil habitantes. Por isso mesmo, o diretor Marcelo Carvalho, que atua na Olga Benário desde 2017, justifica que as comemorações dos 20 anos de funcionamento do estabelecimento de ensino sejam na rua e dentro da escola. 

“Entendemos que a rua é um espaço de lazer e cidadania, uma oportunidade de brincar envolvendo a família e a comunidade. Por isso vai ter queimada, amarelinha, brincadeira de elástico, contação de história”, conta o diretor.

Comemoração na rua com a comunidade

Do ponto de vista pedagógico é também uma oportunidade de se contrapor ao uso excessivo das telas de celulares pelas crianças e uma volta a uma prática que existiu nos anos 1980 e 1990, “a rua de lazer”. Nos últimos dias foram realizadas oficinas de confecção de pipas (sem cerol) para que meninos e meninas da escola possam empinar papagaios e outras variações. 

Os alunos também participaram de oficina de construção de instrumentos de carimbó e muito ensaio para as apresentações de dança, teatro, demonstração de robótica, show de talentos, entre outros.

Durante a comemoração será apresentada a nova camisa do uniforme da escola, que foi aprovada em concurso, vencido pelos alunos Abrão dos Santos e Érick Diogo.

Texto: Paulo Roberto Ferreira

Texto:

Leandro Muller

Veja também