Palacete Pinho recebe músicos da Amazônia em recital e encanta alunos da Educação de Jovens, Adultos e Idosos

• Atualizado há 5 meses ago

Imagine assistir a um recital que começa com “Gentil Madonna” e encerra com um clássico da música pop-brega paraense “Ao Pôr do sol”, de Firmo Cardoso e Dino Santos, no salão nobre do Palacete Pinho? Imaginou? Pois então, o Recital “Flores de Maio”, com coro do grupo “Vozes da Amazônia” e do grupo “Flautas da Amazônia” encantou os mais exigentes e eruditos artistas e foi ovacionado em apresentação nesta quinta-feira, 23, na Escola Municipal de Artes de Belém, no Palacete Pinho.

O evento contou com a presença da titular da Secretaria Municipal de Educação (Semec), Araceli Lemos, da coordenadora do Núcleo de Arte, Cultura e Educação (Nace) da Semec, Marta Ferreira, de estudantes, entre 58 a 72 anos, das turmas de Educação de Jovens, Adultos e Idosos (Ejai) da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Gabriel Lage da Silva e dos amantes de uma boa música.

“Eu nunca tinha entrado neste palácio e nunca assistido um espetáculo igual a esse. Fiquei emocionada”, relatou a estudante Marina Souza, de 63 anos, com os olhos em lágrimas.

“É uma experiência fantástica compartilhar cultura com os nossos estudantes da Ejai, comemora o professor de Artes da Gabriel Lage, Clécio Nery, que gravou cada detalhe da apresentação.

Um repertório pra lá de eclético que reuniu 15 músicas que passavam de Bach/Gounod, Dorival Caymmi a Lennon e MacCartney, entremeados de leitura de poemas, tudo sob a direção artística da maestrina cubana Maria Antonia Jiménez, fundadora do coro “Vozes da Amazônia”.

‘Estamos felizes com retorno de nossas apresentações após um intervalo imposta pela pandemia do coronavírus”, contou Maria Antonia.

Palacete de portas abertas

O Palacete Pinho tem mantido agenda diária com exibição de filmes e documentários no Cine “Dira Paes”, contação de histórias, apresentação de danças, música e roda de conversas. “Recebemos estudantes da rede municipal para atividades no contraturno”, explicou Marta Ferreira, acrescentando que há programação todos os dias, incluindo processos formativos.

“É um espaço importante de arte, cultura e educação para nossas escolas e comunidades. Ao recuperar o Palacete Pinho, totalmente revitalizado, nossa gestão reafirma o compromisso com a cultura, com as mais diversas manifestações artísticas”, pontuou a secretária de Educação, Araceli Lemos.

Histórico – Reinaugurado em fevereiro deste ano, o Palacete Pinho, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), fica no bairro da Cidade Velha. O prédio mantém as características arquitetônicas do período denominado Belle Èpoque, do Ciclo de ouro da Borracha.

“É mais um prédio histórico reformado pela Prefeitura e com uma destinação importante para os estudantes da rede municipal”, ressaltou o prefeito. Ele citou outros imóveis históricos que a atual gestão municipal já reformou, como o Palácio Antônio Lemos, sede da Prefeitura de Belém e do Museu de Arte de Belém (Mabe), o prédio que abriga a nova sede do Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova (Promabem), todos localizados no centro histórico de Belém.

Silvia Sales