Histórias, rodas de conversas e muito mais! A Prefeitura de Belém, por meio da Biblioteca Pública Municipal Avertano Rocha (Bpmar), oferece uma programação diversa para todas as idades neste mês de abril. Com o objetivo de incentivar a leitura e debater sobre a cultura amazônica, a Biblioteca preparou uma agenda em homenagem ao Mês da Literatura Infantil e aos Povos Indígenas do Pará.
Contação de História
Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec), a Biblioteca realizará uma contação de histórias infantis. De forma lúdica e interativa, a ação tem o objetivo de incentivar o lado criativo e imaginário das crianças que frequentam o espaço. A atividade ocorrerá nesta quarta-feira, 17 de abril, às 9h. Os interessados devem se inscrever para participar da atividade, mandando o nome e sobrenome pelo WhatsApp (91) 98417-2790.
Roda de conversa
Abordando temáticas e vivências de paraenses indígenas, em parceria com o Instituto Internacional do Brasil (IIEB), a biblioteca vai promover uma roda de conversa sobre a violência contra os povos indígenas, no dia 19 de abril, às 10h. O indigena Warao Freddy Cardona será o palestrante do bate-papo, juntamente com a antropóloga Clémentine Maréchal. Desde 2017, o indigena luta pelos direitos e representa o povo Warao na Região Metropolitana de Belém. Para participar da roda de conversa, os interessados devem se inscrever pelo WhatsApp (91) 98417-2790.
“Discutir a violência sofrida pelos indígenas, mais especificamente os Warao, que vieram para a cidade de Belém, é necessário para aumentar a conscientização sobre as injustiças históricas enfrentadas por muitas comunidades”, explica a diretora da Biblioteca, Gorette Figueiredo. Segundo ela, essas conversas promovem empatia, compreensão cultural e reconhecimento das diferentes perspectivas sobre questões sociais e políticas.
“Para os estudantes do ensino médio e o público em geral, essas discussões oferecem uma oportunidade valiosa para aprender sobre a diversidade cultural, os direitos humanos e a importância de preservar e respeitar culturas indígenas”, afirma Gorette Figueiredo.
Cine Chalé
Além dessas atividades, também no dia 19, às 14h, a biblioteca irá exibir o documentário “Índio Cidadão”, por meio do projeto Cine Chalé, que promove a exibição de filmes todas segundas, quartas e sextas. A exibição do longa será gratuita e aberta ao público.
Coral Amigos da Música
Composto por cerca de 25 pessoas, criado por jovens senhoras de mais de 60 anos do distrito de Icoaraci, o Coral Amigos da Música se apresentará na biblioteca nos dias 18 e 25 de abril, às 14h. A apresentação conta com apoio da Fumbel e tem o objetivo de incentivar a produção e vivência musical da população icoaraciense.
Além da agenda do mês de Abril, a Bpmar segue oferecendo os serviços diários, como visitas guiadas, Cine Chalé (exibição de filmes às segundas, quartas e sextas), acesso à brinquedoteca, sala de jogos e leitura infantil e juvenil, cadastro de usuários, empréstimo de acervo, consulta de acervo didático e literário, estudo e pesquisas – de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h30.
Confira a programação abaixo:
- Projeto Contação de História
Dia: 17/04
Horário: 9h
Local: Biblioteca Pública Municipal Avertano Rocha
Inscrição via WhatsApp (91) 98417-2790.
Gratuito - Roda de Conversa – Violência contra os Povos indígenas
Palestrantes: Antropóloga Clémentine Maréchal (IIEB) / Freddy Cardona (indígena Warao)
Dia: 19/04 às 10h
Local: Biblioteca Pública Municipal Avertano Rocha
Inscrição via WhatsApp (91) 98417-2790.
Gratuito - Cine Chalé
Exibição do Documentário Índio Cidadão
Dia 19/04, às 14h
Local: Biblioteca Pública Municipal Avertano Rocha
Gratuito - Coral Amigos da Música
Dia: 18 e 25/04 às 14h
Local: Biblioteca Pública Municipal Avertano Rocha
Gratuito
Texto: