BELÉM 405 ANOS – Belém ganha unidade de educação infantil como presente de aniversário

• Atualizado há 4 anos ago

Foi carregada de emoção a cerimônia de doação para a Prefeitura de Belém do prédio da Unidade de Educação de Educação Infantil São Francisco de Assis, no bairro da Cremação, no fim da manhã desta terça-feira (12), dia do aniversário de 405 anos da cidade. O empresário Ernâni Guilhon, um dos proprietários da Porte Engenharia, assinou o documento de cessão de posse entregando a unidade ao prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues.
O prefeito destacou a qualidade dos materiais usados na obra e garantiu: “Essas crianças terão um padrão, uma qualidade de ensino que não ficará a dever a nenhuma escola da nossa rede, pública ou privada”.
“O importante é que se outros janeiros virão, que venham sempre demonstrações de solidariedade, de amor à vida como estamos testemunhando. Hoje eu tenho a honra de receber este presente na condição de representante legítimo do povo de Belém, mas é um presente para toda Belém”, ressaltou Edmilson Rodrigues.

AMOR

Ernâni Guilhon disse que a obra da unidade é um sonho que virou realidade. O empresário agradeceu aos funcionários da Porte Engenharia, “que fizeram esse projeto acontecer”. “Cada grãozinho de areia que tem nessa escola tem um pouco do nosso amor. Meu, da minha família, das pessoas que ajudaram. E o amor move montanhas. Com amor a gente consegue tudo, inclusive a construção dessa escola. Agora, prefeito, o senhor e sua equipe são os guardiões desse amor”, afirmou.

O empresário acrescentou: “Eu queria olhar nos olhos do prefeito e dizer: prefeito, a primeira vez que eu o encontrei, que eu apresentei o projeto para o senhor, eu senti uma energia muito grande. E essa energia foi crescendo à medida que a sua equipe foi tomando conta do projeto. O senhor está de parabéns porque todas as pessoas que tiveram contato comigo conseguiram passar a sua energia”.

HONRA

A secretária municipal de Educação, Márcia Bittencourt, destacou: “É com honra, orgulho e prazer que a Secretaria Municipal de Educação recebe todos vocês aqui. E nós recebemos das mãos do senhor Ernâni este presente. Como bem disse ele, feito com carinho. A partir desse momento a Secretaria de Educação assume a gestão pedagógica, administrativa, jurídica e a infraestrutura da creche escola municipal São Francisco de Assis”.

Márcia conclamou: “Diz um teórico de quem eu gosto mundo, José Martí, que a melhor maneira de dizer é fazer. Que toda a equipe da Secretaria Municipal de Educação possa agora trabalhar, para que a gente não tenha nenhuma criança fora da escola”, enfatizou.

DOAÇÃO

O documento de posse da nova unidade foi assinado pelo empresário, a esposa e os filhos deles; pelo prefeito Edmilson Rodrigues; por Marcirema Janaína da Costa, representante da comunidade; e pela secretária municipal de Educação, Márcia Bittencourt.

ESTRUTURA

A nova escola passa a se chamar Unidade de Educação Infantil (UEI) São Francisco de Assis, atendendo ao pedido do doador, e fica localizada na rua São Silvestre, entre a avenida Alcindo Cacela e a Travessa 9 de Janeiro.

A UEI tem capacidade para receber 250 alunos de 4 a 6 anos de idade, em dois turnos e conta com a seguinte estrutura física: cinco salas de aula com capacidade para até 30 alunos, recepção, cozinha, copa, despensa, depósito de lixo, diretoria, secretaria, refeitório, banheiro masculino e feminino, biblioteca, banheiro para criança com deficiência, sala de convivência, quadra recreativa e vagas para estacionamento. A Semec vai mobiliar a unidade escolar e lotar o corpo docente.

A Porte Engenharia construiu o prédio da unidade de 2017 a 2020. A iniciativa terminou por mobilizar mais que os dirigentes da empresa: trabalhadores chegaram a doar dias de trabalho para terminar a obra, um grupo intitulado “Pintores Solidários” ajudou na pintura do prédio e mulheres que ficaram conhecidas como “Marias do Rejunte” participaram voluntariamente na fase de acabamento.

 

Texto:

Lilian Leitao

Colaboração:

Joyce Assunção

Veja também