APERFEIÇOAMENTO – Semec realiza Seminário de Práticas de Alfabetização para professores da rede municipal

• Atualizado há 5 anos ago

[metaslider id=3112]

O VII Seminário de Práticas de Alfabetização do Centro de Formação de Professores (CFP), evento que fez parte da programação do segundo e último dia do III Trilhas do Conhecimento, organizado pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semec), visando à troca de experiências de atividades alfabetizadoras, foi realizado nesta terça-feira, 3, no auditório David Mufarrej, da Universidade da Amazônia (Unama).

O evento reuniu mais de 200 profissionais da área da educação, entre diretores, coordenadores e professores da rede municipal, que foram prestigiar e ver as apresentações de trabalhos alfabetizadores que estão sendo desenvolvidos dentro das escolas municipais de Belém.

“O seminário teve o intuito de socializar nossos conhecimentos, apresentando a educação trabalhada em suas diferentes formas dentro das escolas. Realizamos formações de professores o ano inteiro. Essas qualificações são levadas para as salas de aula e resultam em trabalhos grandiosos que incentivam a leitura e novas práticas de alunos”, detalhou Karina Bordalo, coordenadora do Centro de Formação de Professores da Semec.

Trabalhos – No seminário, os professores da rede municipal apresentaram trabalhos com temas relacionados à contação de histórias, estímulos à leitura, caminhos para alfabetizar alunos com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), geometria na alfabetização, educação financeira para crianças, musicalização, escrita criativa, cuidados com o meio ambiente, entre outros trabalhos que tiveram êxito dentro das salas de aula e que agora podem ser utilizados como modelo para outras escolas.

Dados do Centro de Formação de Professores (CFP) da Semec revelam que a rede de ensino municipal possui 605 professores alfabetizadores, que trabalham com 750 turmas do ensino fundamental. Há também mais de 100 professores de leitura, que contribuem com a formação continuada; 120 coordenadores e 73 diretores que trabalham por um ensino de qualidade aos mais de 20 mil alunos da educação infantil do município.

Seminário de Gestão – Ainda dentro da programação do III Trilhas do Conhecimento, no período da tarde, foi realizado o II Seminário de Gestão Escolar, com o objetivo de garantir uma formação administrativa, voltada para área pedagógica, de coordenadores e diretores das Unidades de Educação.

“O seminário oferece uma noção de ensinos pedagógicos e administrativos da diretoria de educação da Semec, levando também a participação do Núcleo de Atendimento ao Servidor, Recursos Humanos e Administração Geral, para que o gestor pedagógico tenha uma ampla visão de como o setor administrativo de uma escola deve funcionar”, explicou Ana Célia Carvalho, diretora de Educação da Semec.

Qualificação – E para proporcionar mais conhecimentos em administração escolar aos profissionais da rede municipal, também foram realizados 36 encontros formativos de gestores escolares ao longo do ano, com 96 gestores escolares envolvidos, divididos em cinco turmas, nos módulos “Gestão de Pessoas” e “Gestão Documental”.

Livro – Durante o evento desta terça-feira, além das apresentações de trabalhos exitosos, também houve a divulgação e distribuição do livro “A Menina sem Rosto”, da escritora e coordenadora do projeto Bem-Aventurados, Suzi Rocha, que relata sobre o bullying no ambiente escolar.

Ao final do III Trilhas do Conhecimento, todos os projetos que tiveram destaque em seus resultados, proporcionando um melhor desempenho escolar aos alunos, foram premiados e certificados pela Semec.

Texto:

Carla Fischer

Veja também