EDUCAÇÃO – Semec é contemplada pelo Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares

• Atualizado há 5 anos ago

[metaslider id=3048]

A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semec), foi contemplada com a adesão de uma escola municipal dentro do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares, do Governo Federal, vinculado ao Ministério da Educação (Mec), que será implantado em 2020.

O anúncio feito pelo Ministério da Educação (MEC) nesta quinta-feira, 21, divulgou a lista de 52 cidades de 23 estados e do Distrito Federal que serão beneficiadas com a implantação do programa. A unidade municipal está entre as 19 escolas da região Norte que foram contempladas para compor o projeto piloto Programa Nacional de Escolas Cívico-Militares.

A Semec está avaliando os critérios necessários para escolha da instituição, conforme diretrizes do MEC. Após essa fase será feita uma divulgação ampla sobre a decisão da Secretaria.

“Fomos contemplados com uma escola militar para o município de Belém. Isso é muito gratificante, pois as escolas militares possuem uma metodologia diferenciada com resultados positivos nos Índices de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Uma escola militar só vem contribuir, dando grandes oportunidades aos nossos alunos”, disse a Secretária Municipal de Educação, Socorro Aquino.

O governo federal vai destinar R$ 54 milhões para o programa, sendo que mais da metade deste valor serão repassados ao Ministério da Defesa para pagar os militares da reserva que vão compor a equipe de gestão disciplinar.

De acordo com o MEC, a parceria com o Ministério da Defesa busca promover um salto na qualidade educacional do Brasil. A iniciativa vai ser implementada em 38 escolas estaduais e 16 municipais. Cerca de 1.000 militares da reserva das Forças Armadas, policiais e bombeiros militares da ativa vão atuar na gestão educacional das instituições.

Texto:

Carla Fischer

Veja também