[metaslider id=3040]
A Prefeitura de Belém foi notícia no site nacional do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), nesta quinta-feira, 21, com destaque para o “Projeto Horta Escolar Pedagógica”, desenvolvido nas escolas de Belém há seis anos, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semec). O projeto tem o objetivo de incentivar e estimular a alimentação saudável nos estudantes da rede educacional por meio de manuseio e consumo de frutas e hortaliças cultivadas dentro das escolas.
“Essa divulgação mostra o incentivo e o reconhecimento do FNDE às escolas municipais de Belém, que vem investindo no Projeto há mais de seis anos. Graças a esse trabalho, as crianças ganharam outro perfil de cultura alimentar. Hoje nossas crianças incentivam seus pais a plantarem e também estimulam uma alimentação saudável dentro de suas casas”, disse a Secretária Municipal de Educação, Socorro Aquino.
Além das hortas escolares, a Prefeitura de Belém reforça essa alimentação saudável fornecendo uma merenda escolar de qualidade, em todas as 197 escolas municipais, para mais de 70 mil estudantes, por meio da Fundação Municipal de Assistência ao Estudante (Fmae). O cardápio da merenda escolar inclui couve, cebolinha, cheiro verde, feijão verde, cariru, chicória, alface, macaxeira, banana e limão, entre outros gêneros alimentícios.
“Iniciamos o projeto na região das Ilhas e depois expandido para as escolas do centro de Belém. É gratificante ver as crianças plantando, regando e vendo as plantinhas crescerem, conhecendo a importância dos nutrientes e os vendo em seu prato na merenda escolar”, explicou a secretária de educação. “Além de nutritivo, o projeto é educacional e beneficia toda uma comunidade escolar”, acrescentou.
Premiações – O investimento na alimentação escolar saudável levou o município, em 2017, à conquista dos três primeiros lugares da etapa regional do concurso “Melhores Receitas da Alimentação Escolar da Região Amazônica”, promovido pelo FNDE, do Ministério da Educação.
PNAE – Tudo começou em 2013, quando a Prefeitura de Belém aderiu uma chamada pública que beneficiou diversos agricultores familiares. A iniciativa é parte do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), que define as diretrizes para a alimentação nas escolas municipais. Com base na Lei nº 11.947/2009, foi estabelecido que, no mínimo, 30% dos recursos repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) devem ser utilizados para adquirir produtos provenientes da agricultura familiar.
Texto: