OPORTUNIDADE – Jogos Escolares das Ilhas valorizam brincadeiras populares entre estudantes

• Atualizado há 5 anos ago

[metaslider id=2972]

Em três dias de muita diversão, cerca de 600 estudantes de 4 a 12 anos, das escolas municipais da região das Ilhas participaram da 10ª edição dos Jogos Escolares das Ilhas Sul, que iniciou na última terça-feira, 12 e encerrou nesta quinta-feira, 14, nas escolas municipais de Educação de Campo Milton Montes e Sebastião Quaresma.

Com o tema “Esporte, lazer e educação: direito de toda criança, garantir é nosso dever”, o professor de educação física Raimundo Cecílio, do anexo escolar Nazaré, explica que os jogos dão oportunidade para que os alunos pratiquem modalidades esportivas por meio da integração com alunos das outras escolas, principalmente por conta dos alagamentos dos campos, fenômeno natural da localidade.

“A atividade traz a oportunidade para os alunos se exercitarem e a de conhecer pessoas de outros espaços”, conta o professor que participou da abertura com o grupo Pirão de Açaí, junto com os alunos.

Circuito, cabo de guerra, corrida, futsal misto, futebol, subida no açaizeiro, queimada e triathlon ribeirinho foram às modalidades esportivas realizadas com os alunos para valorizar alguns costumes locais. “A gente procura realizar os jogos dentro da realidade deles como a subida no açaizeiro, o cabo de guerra, corrida rasa para fazer com que eles se sintam a vontade. Assim como as outras práticas esportivas”, conta o professor de educação Física Renato Barbosa Silva, da escola Milton Montes.

Alunos – Adepta da queimada, Samyres da Conceição, 9 anos, moradora da Ilha Maracujá fala da importância dos jogos. “É muito importante porque junta vários tipos de cultura e a gente vai aprendendo mais e mais. E adoro brincar de queimada, futebol e cabo de guerra”, comenta ansiosa para representar sua escola Milton Montes.

Fabiane Machado, 6 anos, da escola Sebastião Quaresma ressalta que aprende muito com os jogos. “Gosto de queimada, cabo de guerra e corrida. A cada dia, os professores vão ensinando os jogos. Hoje vai ter corrida e ela é muito importante para a gente exercitar o corpo”, comenta a pequena, prestando atenção nas orientações do professor de educação física.

Momento – A chegada da tocha olímpica pelo rio, a execução do hino em libras, e a subida do açaizeiro, marcaram esta edição dos jogos, com muita emoção e espírito esportivo entre os alunos. O esporte na infância proporciona às crianças benefícios no seu processo de desenvolvimento tanto motor, físico e intelectual, quanto o respeito às diferenças ao saber vencer, perder e ao espírito de equipe.

O diretor da Escola Municipal de Educação do Campo Milton Montes, Thiago Oliveira, reforça essa mistura de práticas esportivas e costumes locais para conhecimento dos alunos. “Estamos muito felizes. A gente tenta sempre que possível aliar o currículo comum de todas as escolas com o currículo de uma escola ribeirinha, valorizando as vivências do dia-a-dia”, finaliza o diretor.

Texto:Tábita Oliveira

Agência Belém – Você ficou com alguma dúvida ou tem sugestões para enviar à Agência Belém? Entre em contato conosco pelo nosso canal de divulgação das principais ações do município pelo número (91) 98027-0629. Salve este número na sua agenda e mande um “Oi” no WhatsApp. Aguardamos sua mensagem.

Veja também